O Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), é agora um feriado nacional, conforme a Lei nº 14.759, sancionada em dezembro de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, a data era feriado apenas em alguns estados e cidades.
A celebração relembra a resistência do Quilombo dos Palmares, o maior refúgio de negros da América Latina, que chegou a abrigar 20 mil pessoas, principalmente escravizados fugitivos. Zumbi, líder do quilombo, foi morto em 20 de novembro de 1695, tornando a data um símbolo de luta e liberdade para a população afrodescendente.
No Parque Memorial Quilombo dos Palmares, uma programação especial reúne apresentações culturais, como maracatus, samba de roda, afoxés e hip hop, além de homenagens a Zumbi e Dandara dos Palmares. Um novo aplicativo da Fundação Palmares permite visitas virtuais e selfies com personagens históricos, como Aqualtune, Ganga Zumba e Acotirene.
Eventos diversos celebram a data em várias cidades:
Essas atividades fortalecem o reconhecimento da identidade afro-brasileira e a luta por uma sociedade mais igualitária e diversa.
Fonte: Agência Brasil
Nesta terça feira, 19 de novembro de 2024, em mais uma vivência do Novembro Negro…
O município de Caldeirão Grande do Piauí alcançou 100% de adesão ao Programa Saúde na…
O governador Rafael Fonteles assinou as ordens de serviço para obras de asfalto e construção de um…
O Ministério das Cidades anunciou na terça-feira, 19 de novembro, os projetos aprovados na seleção…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou nesta…
Quase a metade dos municípios piauienses tem em sua maioria de sua população residindo na…