O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (16) o governo de Nicolás Maduro na Venezuela. O petista declarou que o país vizinho vive um regime “muito desagradável”, mas que não chega a ser uma ditadura. A Venezuela enfrenta um impasse político em torno das últimas eleições, em 28 de julho.
Parte da comunidade internacional não reconhece a reeleição de Maduro e a oposição ao chavista, representada nas urnas pelo candidato Edmundo González, diz que venceu o pleito. Por enquanto, o Brasil não endossa nem refuta a vitória do atual presidente venezuelano.
“Não acho que é uma ditadura, é diferente de uma ditadura. É um governo com viés autoritário, mas não é uma ditadura como a gente conhece tantas nesse mundo”, afirmou Lula em entrevista a uma rádio do Rio Grande do Sul.
O presidente também declarou não concordar com a nota do PT que reconheceu a vitória de Maduro. O documento do partido foi publicado no dia seguinte às eleições venezuelanas e destacou o caráter “pacífico, democrático e soberano” do pleito.
“Eu não concordo com a nota, eu não penso igual à nota, mas eu não sou da direção do PT”, acrescentou, ao afirmar que “o problema da Venezuela será resolvido pela Venezuela.”
O presidente declarou, ainda, que o PT “não é obrigado a fazer o que governo quer nem o governo é obrigado a fazer o que o partido quer.” “Eu digo sempre à minha presidente Gleisi Hoffmann: ‘O dia que você tiver que criticar o governo pode criticar, não tem nenhum problema, porque o dia que eu tiver que fazer as coisas também não vou perguntar se o partido vai gostar, eu vou fazer se for necessário”, completou.
Fonte: Meio Norte
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…