O Instituto Federal do Piauí (IFPI) divulgou nesta segunda-feira (13) o resultado do Vestibular 2023. Ao todo, foram ofertadas 2.265 vagas em 58 cursos Tecnológicos, Bacharelados e Licenciaturas, nos 17 campi da instituição no estado.
Após 13 anos, o vestibular foi retomado como única forma de ingresso no IFPI. As provas foram aplicadas no último dia 15 de janeiro, com questões objetivas e uma redação.
O Reitor do IFPI, professor Paulo Borges, avalia o vestibular 2023 como um sucesso e destaca que essa nova modalidade consegue oportunizar alunos do interior do estado.
“É com muita satisfação que a gente pode anunciar que tudo ocorreu bem, tudo dentro da normalidade. Esse certame se deu exatamente para ocupação cada vez mais das nossas vagas. Nós sempre ofertamos algo em torno de 2265 vagas, com o Enem estava tendo um contratempo porque sobrava ate 500 vagas ao longo do ano e a gente deixa de oportunizar para a juventude piauiense, aqueles mais longínquos que não tem condições de se deslocar para a capital para fazer o curso superior e nós ofertamos isso para atender as demandas sociais. Então nós buscamos resgatar no vestibular que é mais específico e isso foi um sucesso, algo que estava faltando preencher hoje estamos com excedente de quase 5 mil candidatos”, diz.
O Reitor complementa ainda que vai aprimorar o vestibular para a próxima edição e buscar incluir assuntos voltados ao estado do Piauí.
“A gente vai aprimorar cada vez mais, dialogar não só com a imprensa, mas principalmente com a Secretária de Educação, com a Academia Piauiense de Letras, Academia Piauiense de Ciências, com o sindicato das escolas para que a gente possa aprimorar e inserir dentro do nosso certame temas relacionados ao estado do Piauí como geografia, história, cultura”, acrescenta o reitor.
Na capital o curso mais concorrido foi o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com quase 32 candidatos por vaga.
Já no interior, os mais procurados foram Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Floriano, e Agronomia, no Campus Uruçuí.
O estudante João Victor, 20 anos, foi o primeiro colocado na categoria de escolas públicas. Ele que passou para Engenharia Civil, contou que ficou surpreso ao descobrir que passou em primeiro lugar.
“Eu me preparei para passar, não esperava que fosse ficar em primeiro lugar, fico feliz por ter sido aprovado. O Instituto Federal é uma grande instituição no nosso estado”, ressalta.
Já o Igor Gabriel, de 18 anos, passou em primeiro lugar na categoria das escolas particulares. De Barras, o estudante disse que estudou buscando as primeiras colocações e elogiou a nova modalidade de ingresso no Instituto Federal do Piauí.
“Eu fico muito feliz por ter conquistado isso, quando eu me inscrevi eu já sabia que eu não tava disputando somente uma vaga, mas as primeiras colocações , felizmente obtive êxito. É bom manter a diversidade de vários vestibulares, facilita o ensino e dá mais oportunidades para as pessoas, ampliar vagas para cidades do interior onde há os campus do IFPI”, conta Igor Gabriel.
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…
https://youtu.be/G2wXbp8DsEk Após o início da piracema, que se estende de 15 de novembro de 2024…
O concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Piauí…