O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MPPI) divulgou um levantamento que elenca os serviços e empresas mais reclamadas em Teresina. Entre o período de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2024, a empresa Águas de Teresina acumulou 396 reclamações de clientes insatisfeitos com o serviço prestado. Esses dados refletem a insatisfação dos consumidores com a qualidade e a eficiência dos serviços fornecidos, colocando a empresa entre as mais citadas no ranking de reclamações do Procon-MPPI.
Confira as reclamações por categoria
Segmento
Bancos, Financeira – 3317
Energia Elétrica – 694
Operadoras de Telemarketing – 633
Água e Saneamento – 401
Assunto mais reclamado
Crédito Consignado – 1106
Crédito Pessoal – 990
Cartão de Crédito – 790
Energia Elétrica – 752
Água e Esgoto – 529
Problemas mais reclamados
Cobrança por serviço – 1155
Não entrega do combinado – 859
Cobrança indevida – 755
Cobrança de tarifa – 654
Denúncias e reclamações em Teresina
Um caso que ilustra o deserviço da empresa ocorreu na zona Norte, no bairro Buenos Aires, na última sexta-feira (11/10).A moradora Deusimar passou por um momento de total constrangimento. Durante obras, um trator da empresa destruiu o muro de sua casa. A empresa prometeu reparar o dano, mas o transtorno já estava feito. Um dia depois, no mesmo endereço, ainda durante as obras, a Águas de Teresina danificou a fiação elétrica de sua residência, e a deixou sem energia.
Além disso, a Águas de Teresina também acumula reclamações no site Reclame Aqui, onde possui mais de 500 queixas registradas, refletindo uma reputação considerada “ruim” pelos usuários. A empresa ainda é alvo de investigação pelo Ministério Público do Piauí por supostos danos ambientais, sendo alvo de um inquérito civil público.
Os relatos de moradores e o número crescente de reclamações reforçam a pressão sobre a empresa para que melhore seus serviços e adote uma postura mais cuidadosa em relação aos impactos de suas operações na capital piauiense.
Procon
Em entrevista ao Conecta Piauí, o chefe de fiscalização do Procon, Arimatea Arêa Leão, destacou o alto número de reclamações contra a Águas de Teresina. “Recebemos muitas queixas em relação à qualidade e à prestação de serviços da empresa. Há várias reclamações sobre cortes no fornecimento de água aos fins de semana, uma prática que não é permitida”, afirmou.
Arimatea também explicou como o consumidor deve proceder caso se sinta prejudicado. “O consumidor deve procurar o Procon para registrar uma reclamação. A partir disso, realizamos uma audiência ou enviamos uma notificação para a Águas de Teresina, solicitando justificativas sobre essas demandas específicas. Nosso objetivo é resolver o problema da maneira mais rápida possível”, concluiu.
Fonte: Conecta Piauí
O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…
Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…
O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…
A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por abolição…
A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira (21/11), a Operação Sodaliciun, contra organização criminosa…
A Polícia Federal (PF) coletou uma série de provas, incluindo mensagens, dados de localização, fotos, áudios e…