Os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) entrara em greve nesta terça-feira (2), por tempo indeterminado, segundo a Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp). As aulas estão marcadas para começar na próxima segunda-feira (8).
A categoria decidiu fazer a greve numa assembleia realizada no dia 4 de dezembro de 2023. O início estava marcado para esta terça (2). No dia 26 de dezembro, a Justiça decretou que a greve, se realizada, seria ilegal. Mesmo assim os professores decidiram seguir com a mobilização.
Com isso, todas as atividades docentes estão suspensas. Segundo o calendário acadêmico, de 2 a 8 é o período em que os professores devem cadastrar projetos de monitoria. No dia 8, começam as aulas do semestre 2023.2
A principal reivindicação dos professores é sobre o Projeto de Lei 09/2023, do Governo, que modifica as regras da carga horária dos professores:
“Isso inviabiliza que os docentes realizem projetos de pesquisa e extensão com garantia de bolsas para estudantes”, explicou o professor Gisvaldo Oliveira.
Os professores reivindicam também reajuste salarial. Segundo a Adcesp, já são mais de dez anos sem aumento real, gerando 68% de defasagem.
Ainda segundo o professor Gisvaldo, a Adcesp pretende reverter o decreto de ilegalidade. “Quando formos notificados, iremos contraditar”, disse.
Fonte: G1 PI
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…