Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Seduc e Codevasf firmam parceria para doar colmeias para o Programa Piauí Doce Mel

Reportagem Sertão Atual

Compartilhe!

whatsapp-image-2024-08-21-at-09-13-00-1724242498

O secretário Washington Bandeira e o superintendente da Codevasf, Marcelo Castro Filho, assinaram um termo de cooperação técnica para a doação de 450 colmeias para o Programa Piauí Doce Mel. Essa iniciativa é uma ótima notícia para o desenvolvimento da apicultura no estado, pois a distribuição das colmeias começará em setembro e beneficiará estudantes e comunidades rurais.

O Programa Piauí Doce Mel, promovido pelo Governo do Estado através da Seduc, visa capacitar estudantes de escolas agrícolas e comunidades rurais na apicultura. Atualmente, cerca de 230 alunos de sete municípios piauienses estão envolvidos. Campo Maior será o primeiro município a receber as colmeias, seguido por Pedro II, Piracuruca, Piripiri, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

O secretário Washington Bandeira enfatizou a importância dessa parceria para oferecer oportunidades aos estudantes que concluem o Curso Técnico em Agropecuária, além de incluir comunidades quilombolas na capacitação. A apicultura é uma atividade promissora no Piauí, e há planos para expandir o programa para mais municípios em 2025. Essa ação não só promove o aprendizado prático dos alunos, mas também fortalece a economia local através da produção de mel.

A expectativa do Governo do Estado é ampliar a atuação do Programa para mais municípios em 2025, como parte de um planejamento que estabelece como meta a qualificação de 5 mil pequenos produtores de mel até o fim de 2026.

O Programa Piauí Doce Mel é dividido em três módulos. Em um primeiro momento, os alunos são instruídos em um curso de apicultura básico, quando são iniciados o manejo e a criação de abelhas, absorvendo uma visão geral do setor produtivo. O segundo módulo contempla o curso de Produção de Rainha. É ao término dessa etapa que os futuros produtores recebem as colmeias doadas por meio do termo técnico firmado entre Seduc e Codevasf. Por fim, os estudantes passam por uma formação em associativismo e cooperativismo.

“Quando o projeto foi desenhado, junto à equipe técnica da Seduc, nós programamos ele em três módulos, porque nós não queremos apenas distribuir as colmeia. Nós somos a Secretaria de Estado da Educação, temos um papel social muito forte de formação, de passar conhecimento e de preparar o futuro apicultor”, disse o supervisor pedagógico da Seduc, Fábio Silva. 

Fonte: CCOM/PI

Compartilhe!

Veja também
Matérias relacionadas

Copyright 2023 – Todos os direitos reservados – Portal Sertão Atual | Rua Felipe Alves, n° 486, bairro Centro – Simões-PI – Contato: (89) 99990-0854 e-mail: [email protected]

PORTAL SERTÃO ATUAL

Rua Felipe Alves, n° 486, Centro – Simões – Piauí – Contato: (89) 99990-0854 
e-mail: [email protected]

PÁGINA INICIAL

ÚLTIMAS

CIDADES

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTE

POLÍTICA

GALERIA DE FOTOS

TV

GALERIA DE VÍDEOS

QUEM SOMOS

CONTATO