Todas as Notícias

Seduc e Codevasf firmam parceria para doar colmeias para o Programa Piauí Doce Mel

O secretário Washington Bandeira e o superintendente da Codevasf, Marcelo Castro Filho, assinaram um termo de cooperação técnica para a doação de 450 colmeias para o Programa Piauí Doce Mel. Essa iniciativa é uma ótima notícia para o desenvolvimento da apicultura no estado, pois a distribuição das colmeias começará em setembro e beneficiará estudantes e comunidades rurais.

O Programa Piauí Doce Mel, promovido pelo Governo do Estado através da Seduc, visa capacitar estudantes de escolas agrícolas e comunidades rurais na apicultura. Atualmente, cerca de 230 alunos de sete municípios piauienses estão envolvidos. Campo Maior será o primeiro município a receber as colmeias, seguido por Pedro II, Piracuruca, Piripiri, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

O secretário Washington Bandeira enfatizou a importância dessa parceria para oferecer oportunidades aos estudantes que concluem o Curso Técnico em Agropecuária, além de incluir comunidades quilombolas na capacitação. A apicultura é uma atividade promissora no Piauí, e há planos para expandir o programa para mais municípios em 2025. Essa ação não só promove o aprendizado prático dos alunos, mas também fortalece a economia local através da produção de mel.

A expectativa do Governo do Estado é ampliar a atuação do Programa para mais municípios em 2025, como parte de um planejamento que estabelece como meta a qualificação de 5 mil pequenos produtores de mel até o fim de 2026.

O Programa Piauí Doce Mel é dividido em três módulos. Em um primeiro momento, os alunos são instruídos em um curso de apicultura básico, quando são iniciados o manejo e a criação de abelhas, absorvendo uma visão geral do setor produtivo. O segundo módulo contempla o curso de Produção de Rainha. É ao término dessa etapa que os futuros produtores recebem as colmeias doadas por meio do termo técnico firmado entre Seduc e Codevasf. Por fim, os estudantes passam por uma formação em associativismo e cooperativismo.

“Quando o projeto foi desenhado, junto à equipe técnica da Seduc, nós programamos ele em três módulos, porque nós não queremos apenas distribuir as colmeia. Nós somos a Secretaria de Estado da Educação, temos um papel social muito forte de formação, de passar conhecimento e de preparar o futuro apicultor”, disse o supervisor pedagógico da Seduc, Fábio Silva. 

Fonte: CCOM/PI

Redação

Recent Posts

Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda

Um boato de que uma nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seria criada exclusivamente…

9 horas ago

Detran oferece até 95% de desconto em juros e multas do licenciamento veicular

Proprietários de veículos podem acessar o site oficial do Detran para aderir ao Programa de Recuperação de Créditos…

9 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres foi de 7,7% no terceiro trimestre deste ano, superior à…

9 horas ago

Secretaria de Educação de Simões divulga cronograma de matrículas para o ano letivo de 2025

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…

11 horas ago

Ventos de São Zacarias e comunidades tradicionais de Simões realiza evento em celebração ao Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…

11 horas ago

No período de um ano, cerca de 27 mil pessoas deixam a desocupação no Piauí

No 3⁠º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…

13 horas ago