Venezuela: oposição divulga resultados com suposta derrota de Maduro

O Comando ConVzla, grupo de campanha da opositora María Corina Machado, apresentou, nessa terça-feira (30/7), resultados preliminares das eleições presidenciais da Venezuela, alegando que o atual presidente, Nicolás Maduro, teria sido derrotado em todos os estados do país.

Segundo a organização, Edmundo González Urrutia, candidato da oposição, conquistou 67% dos votos, totalizando 7.119.768, enquanto Maduro obteve 3.225.819 votos, representando 30%.

Ainda de acordo com o Comando ConVzla, 60,19% dos eleitores participaram do pleito, somando 10.613.881 votos. A entidade informou que 81,21% dos boletins de voto foram digitalizados, correspondendo a 24.384 atas, e que os dados ainda estão sendo atualizados.

Em todos os estados, a oposição afirmou que González liderou a votação, com exceção de Sucre, onde a disputa teria sido mais acirrada, mas ainda assim o opositor teria vencido com 50% dos votos contra 48% de Maduro.

Resultados estaduais na Venezuela, segundo a oposição

No Distrito Capital, os números apontam que González recebeu 468.200 votos (65%), enquanto Maduro obteve 232.653 votos (32%).

Em Miranda, o opositor teria alcançado 647.889 votos (66%) e Maduro, 310.528 votos (31%), com exceção dos municípios de Acevedo, Simón Bolívar, Lander, Páez, Pedro Gual e Andrés Bello, onde Maduro teria superado González.

Controvérsia e acusações

Nessa segunda-feira (29), um dia após o término da votação, María Corina afirmou que 73,20% dos boletins já estavam computados e que os resultados indicavam a vitória de Edmundo González.

No entanto, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que é supostamente vinculado a Maduro, anunciou a vitória do ditador, com 80% dos votos apurados. A comunidade internacional expressou preocupações sobre a transparência do processo eleitoral.

“A cada ata que recebemos, totalizamos, escaneamos e digitalizamos,” declarou María Corina, destacando o esforço para garantir a precisão dos dados.

O Comando ConVzla também disponibilizou um link para a consulta das atas de cada mesa de votação.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) emitiu um comunicado denunciando a manipulação do processo eleitoral, afirmando que o governo de Maduro teria “zombado de importantes atores da comunidade internacional” e que o pleito ocorreu “sem garantias”.

Fonte: Metrópoles

Redação

Recent Posts

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas; veja fotos

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…

2 horas ago

Procon no Piauí alerta para golpes com links falsos durante a Black Friday

Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…

5 horas ago

WhatsApp lança recurso que converte áudios em textos no aplicativo; veja como usar

O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…

5 horas ago

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 em inquérito sobre golpe

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por abolição…

5 horas ago

Treze suspeitos são presos em operação contra roubo de veículos no Piauí

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira (21/11), a Operação Sodaliciun, contra organização criminosa…

11 horas ago

Saiba como a PF reuniu mensagens, imagens e dados para comprovar plano para matar Lula

A Polícia Federal (PF) coletou uma série de provas, incluindo mensagens, dados de localização, fotos, áudios e…

11 horas ago