Últimas

Benefício em risco? Saiba tudo sobre pente-fino do INSS, perícia médica e convocação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai intensificar o pente-fino nos benefícios a partir do próximo mês, como parte de um programa permanente de monitoramento, revisão e apuração de pedidos irregulares. A medida, proposta pelo governo Lula (PT), visa economizar bilhões em despesas obrigatórias e alcançar a meta orçamentária. A expectativa é que o governo federal economize R$ 9,05 bilhões no pagamento de benefícios previdenciários neste ano.

A revisão focará em benefícios por incapacidade temporária, com mais de dois anos de concessão, e benefícios assistenciais (BPC idoso e BPC da pessoa com deficiência). “Todas essas revisões passarão, primeiro, por uma verificação de dados. As que tiverem indícios de irregularidade serão convocadas ao INSS”, afirma o instituto em nota. Até maio deste ano, o INSS revisou 57,7 mil benefícios, cessando 37.325 e suspendendo 20.375, resultando na contenção de R$ 750,85 milhões em pagamentos indevidos.

COMO FUNCIONARÁ?

Beneficiários que precisarem prorrogar o auxílio-doença já estão sendo direcionados à perícia médica presencial ao ligarem na Central 135. É necessário apresentar documentação médica atualizada que justifique o afastamento do trabalho. Após cruzamentos de dados, se houver inconsistências, os beneficiários do BPC deverão comprovar que se enquadram nos critérios do benefício, que oferece um salário mínimo por mês a idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que atendidos critérios de renda familiar.

BENEFICIÁRIO SERÁ NOTIFICADO

Para saber se o benefício será revisado, o beneficiário será notificado e deverá apresentar documentos que comprovem a necessidade do pagamento em até 30 dias. A perícia médica pode ser agendada pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pela Central de Atendimento 135. Notificações podem ocorrer por rede bancária, meio eletrônico, via postal, pessoalmente ou por edital, se o beneficiário não for localizado. Em caso de dúvidas, os segurados podem ligar para o 135.

PERÍCIA MÉDICA

Se convocado, é preciso agendar uma perícia médica pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O perito avaliará se a doença apresentada é incapacitante para o trabalho. Documentos oficiais de identificação e laudos médicos atualizados devem ser apresentados. Se o beneficiário discordar do resultado, pode entrar com recurso em até 30 dias. A decisão será analisada pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), órgão independente do INSS.

Fonte: Meio Norte

Redação

Recent Posts

Banco Central obriga bancos a criarem alerta de golpe do Pix a partir de 2025

As instituições financeiras participantes do Pix deverão criar, a partir do ano que vem, um alerta de golpes para transações…

2 horas ago

Desmatamento no Cerrado piauiense emitiu mais de 11 milhões de toneladas de CO², aponta relatório

O desmatamento no Cerrado piauiense gerou a emissão de mais de 11 milhões de toneladas…

2 horas ago

Servidora que tirou roupas de alunos durante revista é afastada de escola em Picos

Uma servidora pública, identificada como Ivanilda Luzia, atuante em uma escola no Povoado Caraíbas, zona…

2 horas ago

‘Maníaco do carro’: piauiense está foragido após tentar sequestrar mulheres em SP

Um piauiense de 48 anos, que não teve seu nome revelado, identificado apenas como  “maníaco…

2 horas ago

Simões | Secretaria de Saúde e Instituto Livres realizam atendimentos odontológicos na zona rural e urbana

Ação de Saúde Bucal leva o ODONTOMOVEL para comunidades de Simões, com cerca de 50…

4 horas ago

Governo do Piauí sanciona lei que prioriza matrícula para órfãos na rede estadual

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.506, que garante prioridade de matrícula em…

5 horas ago