Mais de 125 mil estudantes do Piauí estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Além de exigir esforço mental dos participantes, a prova pode ser um desafio para o próprio corpo: o exame tem duração de 5h30 no primeiro dia de avaliação e 5h no segundo dia.
Segundo a nutricionista Dra. Luana Mota, professora do Centro Universitário Maurício de Nassau, é preciso cuidar da alimentação na véspera e nos dias do exame. Isso pode, por exemplo, ajudar a evitar desconfortos físicos e mal-estar. Conforme ela, não dar a atenção devida ao que se come nestes dias pode afetar o desempenho do aluno.
A seguir, confira dicas da nutricionista sobre o que comer antes e durante o Enem:
Alimentos que ajudam a memória são aqueles ricos em:
- Ômega 3, como a sardinha, que é uma boa fonte,
- Sementes e oleaginosas, como as nozes, castanhas do Pará, de caju, avelã, pistache, amêndoas, entre outras. Elas possuem gorduras boas que complementam uma dieta saudável;
- Abóboras também são uma boa escolha, ricas em vitamina E e gordura boa;
- Frutas e vegetais diversos são ricos em antioxidantes que protegem o cérebro;
- Cereais integrais como aveia, que reduzem os poços de glicose, melhorando a funcionalidade do cérebro.
Na melhora do sono, de acordo com a Dra. Luana, é preciso investir em alimentos ricos em triptofano, magnésio, potássio, como:
- Banana, melão, kiwi, ajudam no sono porque influenciam na produção de serotonina, assim como cereais integrais;
- Chás como de camomila, maracujá são calmantes naturais ajudam a relaxar.
- Na regulação do sistema como um todo é importante o consumo de frutas cítricas que auxiliam na imunidade, ter uma boa hidratação vai ajudar na concentração e consumir boas fontes de proteínas para manter os níveis de energia e fornecer aminoácidos essenciais para o cérebro.
Na semana das provas, a profissional orienta, consumir o máximo de alimentos naturais possíveis, investir em frutas, vegetais e legumes variados, evitar alimentos gordurosos, que podem provocar sonolência e desconfortos, ricos em açúcar, podem ter picos de energia, seguidos de queda brusca. Evitar também excesso de cafeína, pois pode aumentar a ansiedade e atrapalhar o foco.
No dia da prova: frutas como maçã e banana são excelentes opções, fáceis de transportar e consumir além de serem nutritivas, barrinha de proteínas ou de sementes são opções práticas também; chocolate meio amargo também são ricos em antioxidante, melhoram a circulação sanguínea para o cérebro, aumentando a concentração e a memória, o consumo deve ser moderado.
Cronograma do Enem 2024
- Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
- Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
- Divulgação do gabarito: 20/11/2024
- Divulgação do resultado: 13/1/2025
Enem 2023
🖊️ Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 3 de novembro:
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.
Dia 10 de novembro:
Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
Fonte: G1 PI