Uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) foi desenvolvida para detecção de notícias falsas, as chamadas Fake News, na Universidade Federal Fluminense (UFF). A pesquisa foi desenvolvida pelo engenheiro de telecomunicações, Nicollas Rodrigues, em sua dissertação de mestrado pela universidade.
Nicollas e seu orientador, Diogo Mattos, professor do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Redes de Nova Geração da UFF, criaram um método de detecção de pela IA capaz de diferenciar fatos e notícias falsas a partir de análises e estruturas textuais com precisão de até 90%.
De 100 notícias analisadas, a ferramenta consegue acertar se era fato ou boato em 94 situações. Durante a pesquisa, foram analisados mais de 30 mil mensagens mensagens publicadas na rede social X (antigo Twitter).
“Testamos três metodologias e duas tiveram sucesso maior. A gente indica, no final dos resultados, a possibilidade de utilizar ambas em conjunto, de forma complementar”, explica Rodrigues.
Uma das metodologias utilizadas para identificar fake news consistiu em alimentar um algoritmo com notícias verdadeiras e treiná-lo para reconhecê-las. As notícias que não se encaixavam no perfil aprendido eram classificadas como falsas.
Outra abordagem semelhante envolveu análise textual, mas, em vez de usar um algoritmo, utilizou-se uma metodologia estatística. Essa metodologia analisou a frequência com que determinadas palavras e combinações de palavras aparecem nas fake news.
Os resultados desse trabalho podem se transformar em ferramentas úteis para que os usuários da internet identifiquem notícias suspeitas e tenham mais cautela ao avaliar essas informações
“Pode-se transformar a ferramenta em um plugin [ferramenta que apresenta recursos adicionais ao programa principal] compatível com algumas redes sociais. E, a partir do momento em que você usa a rede social, o plugin vai poder indicar não que a notícia é falsa, de maneira assertiva, mas que ela pode ser falsa, de acordo com alguns parâmetros, como erros de português. Também existe a possibilidade de fazer uma aplicação na própria web, onde você cola o texto da notícia e essa aplicação vai te dizer se aquilo se assemelha ou não a uma notícia falsa”, explica Rodrigues.
Fonte: Agência Brasil
A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…
No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…