Últimas

Estudo desenvolvido por estudante da UFF mostra o uso da IA para detectar notícias falsas

Uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) foi desenvolvida para detecção de notícias falsas, as chamadas Fake News, na Universidade Federal Fluminense (UFF). A pesquisa foi desenvolvida pelo engenheiro de telecomunicações, Nicollas Rodrigues, em sua dissertação de mestrado pela universidade. 

Nicollas e seu orientador, Diogo Mattos, professor do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Redes de Nova Geração da UFF, criaram um método de detecção de pela IA capaz de diferenciar fatos e notícias falsas a partir de análises e estruturas textuais com precisão de até 90%.

De 100 notícias analisadas, a ferramenta consegue acertar se era fato ou boato em 94 situações. Durante a pesquisa, foram analisados mais de 30 mil mensagens mensagens publicadas na rede social X (antigo Twitter). 

“Testamos três metodologias e duas tiveram sucesso maior. A gente indica, no final dos resultados, a possibilidade de utilizar ambas em conjunto, de forma complementar”, explica Rodrigues.

Uma das metodologias utilizadas para identificar fake news consistiu em alimentar um algoritmo com notícias verdadeiras e treiná-lo para reconhecê-las. As notícias que não se encaixavam no perfil aprendido eram classificadas como falsas.

Outra abordagem semelhante envolveu análise textual, mas, em vez de usar um algoritmo, utilizou-se uma metodologia estatística. Essa metodologia analisou a frequência com que determinadas palavras e combinações de palavras aparecem nas fake news.

Os resultados desse trabalho podem se transformar em ferramentas úteis para que os usuários da internet identifiquem notícias suspeitas e tenham mais cautela ao avaliar essas informações

“Pode-se transformar a ferramenta em um plugin [ferramenta que apresenta recursos adicionais ao programa principal] compatível com algumas redes sociais. E, a partir do momento em que você usa a rede social, o plugin vai poder indicar não que a notícia é falsa, de maneira assertiva, mas que ela pode ser falsa, de acordo com alguns parâmetros, como erros de português. Também existe a possibilidade de fazer uma aplicação na própria web, onde você cola o texto da notícia e essa aplicação vai te dizer se aquilo se assemelha ou não a uma notícia falsa”, explica Rodrigues.

Fonte: Agência Brasil

Redação

Recent Posts

Mais uma cidade do Piauí é contemplada com 50 moradias do Minha Casa, Minha Vida

O Ministério das Cidades divulgou, nessa quinta-feira (19), nova portaria que autoriza a contratação de propostas para a construção de 5.639…

58 minutos ago

TCE-PI prorroga inscrições do concurso de Auditor de Controle Externo até 17 de outubro

Foram prorrogadas até as 16h do dia 17 de outubro as inscrições para o concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).…

1 hora ago

Moraes mantém suspensão do X no Brasil e exige regularização completa

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu neste sábado manter a suspensão do X (antigo Twitter) após…

1 hora ago

Antônio Idelfonso renuncia candidatura ao cargo de prefeito em Caldeirão Grande do Piauí

Antônio Idefonso Vidal Militão O candidato Antônio Idefonso Vidal Militão (União Popular), renunciou à disputa…

3 horas ago

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6 milhões

As seis dezenas do concurso 2.777 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília),…

7 horas ago

Candidatos às eleições não podem ser presos a partir deste sábado (21)

A prisão ou detenção de candidatos que disputam as eleições municipais deste ano ficará restrita…

7 horas ago