Por Marina Sérvio
O presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) na manhã desta segunda-feira (25), contra um homem que teria discriminado o filho do parlamentar, um menino de seis anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No B.O, Franzé descreve que a criança teria sido vítima de uma abordagem agressiva por parte de outro pai, em uma área de playground de um restaurante na capital. Ao saber que o menino era autista, o homem teria dito (nas palavras do denunciante): “lugar de autista não era ali, que ficasse em casa, que não era pra estar com outras crianças”.
Ainda segundo a descrição da denúncia, a confusão teria acontecido após o menino de seis anos não respeitar a fila de um brinquedo, comportamento ansioso apontado pelo deputado como reflexo do TEA. Nesse momento, uma criança que estava na fila correu para o pai chorando.
Foto: Reprodução
O pai foi ao local e já abordou o menino e a babá de forma agressiva, ao ser informado que ele era autista, teria iniciado então as falas preconceituosas.
“Vou acionar judicialmente esse cidadão, se é que a gente pode chamá-lo de cidadão, para que possa servir de exemplo para as famílias de crianças atípicas para nunca se calarem, denunciarem e acionarem judicialmente todas às vezes que houver uma agressão. Mas também que possa servir de modelo e compreensão para outras famílias, para que possam buscar, através do diálogo com os pais, algum momento em que houver necessidade de algum entendimento, especialmente entre crianças” afirma Franzé Silva.
O parlamentar utilizou as redes sociais para divulgar o registro da ocorrência e agradecer o apoio e solidariedade das pessoas.
No domingo (24), o deputado já havia divulgado uma descrição do que aconteceu, quando recebeu diversas mensagens de seguidores como: “não podemos admitir esse tipo de atitude”, “absurdo situações como essas acontecerem nos dias de hoje, fiquem bem” e “infelizmente ainda precisamos conviver com pessoas acorrentadas a comportamentos tão desumanos”.
Fonte: Cidadeverde.com
O concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Piauí…
Imagem criada por IA Uma igreja na Suíça inovou ao implementar um 'Jesus' de Inteligência…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de militares…
O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…
Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…
O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…