Últimas

Municípios piauienses temem bloqueio de atendimento pela FMS em Teresina

Municípios piauienses estão preocupados com a possibilidade de bloqueio de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos serviços de saúde pública de Teresina. Segundo os gestores, o teto da Programação Pactuada e Integrada (PPI) está defasado.

“A discussão é sobre o valor dos procedimentos. Essa pactuação foi feita no Piauí em 2009 e, de lá para cá, muita coisa mudou. O valor da tabela continua o mesmo e Teresina está tendo dificuldade de ofertar o serviço. Mesmo assim, Teresina também recebeu muitos recursos considerando a demanda do Piauí. Então, o que precisamos é dialogar e ter transparência nos dados,” destacou a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano.

Na última segunda-feira (24), foi realizada uma reunião entre o Cosems e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para debater a tabela. Um novo encontro com gestores federais está previsto para os dias 3 e 4 de julho. Leopoldina Cipriano reforça que o problema deve ser resolvido entre municípios, estado e União, considerando a necessidade de revisão da PPI.

Na reunião, foi acordado que os procedimentos de oncologia, nefrologia e de APAC serão autorizados via extra-teto da PPI.

Em nota, a FMS destacou que o presidente, Ítalo Costa, entende que somente o município de Teresina e a União estão financiando os custos da saúde na cidade. Além disso, os valores estão defasados há 13 anos. A FMS avalia que a saúde de Teresina está trabalhando com valores baixos e atendendo mais pessoas.

A nota informa também que os pacientes oncológicos e nefrológicos são todos atendidos desde que seja feita a regulação. A fundação pontua que foi detectado que os municípios não estavam fazendo a regulação corretamente, conforme a orientação enviada ao Cosems via treinamento e vídeo. Ainda segundo a nota, casos de gestantes de alto risco devem ser atendidos na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde. Sobre o relatório de gastos por cidade, ficou acertado o envio ainda esta semana pela FMS.

No mesmo documento, a FMS afirma que o financiamento da saúde é de responsabilidade do município, do estado e da União.

Com informações de Gorete Santos (TV Cidade Verde) 

Redação

Recent Posts

PPAIC NA ESCOLA | Escola Santa Isabel realiza culminância do projeto Viajando com a Matemática com o tema ‘A Festa das Estações’

Escola Municipal Santa Isabel localizada na Serra da Mata Grande, zona rural de Simões realizou…

7 horas ago

Rede Municipal de Educação de Simões é destaque no II Seminário Regional do PPAIC

O  II SEMINÁRIO REGIONAL DO PPAIC   que traz como  tema  a FORMAÇÃO e  tem como…

12 horas ago

Piauienses embarcam para Jogos Escolares em Recife, PE

A delegação piauiense que participará dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 embarcou, nesta sexta-feira (20),…

15 horas ago

Incêndio floresta em Pedro Laurentino, PI, mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Três equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí foram deslocadas, na noite desta quarta-feira(18), para a cidade…

15 horas ago

PRF apreende 34m³ de madeira ilegal em Batalha (PI)

Na noite de ontem (19), a Polícia Rodoviária Federal no estado do Piauí, durante uma abordagem…

15 horas ago

Rebanho de caprinos no Piauí atinge recorde de mais de 2 milhões de cabeças

O rebanho de caprinos no Piauí em 2023 superou pela primeira vez a marca de dois milhões…

15 horas ago