Um projeto inovador coordenado pelo professor Laécio Santos Cavalcante, do curso de Química da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), está desenvolvendo uma solução sustentável e acessível para purificação da água: um filtro de argila capaz de eliminar bactérias e outros contaminantes.
Com o apoio financeiro do edital UESPITECH, no valor de R$ 25 mil, os pesquisadores estão criando um filtro de baixo custo e alta eficiência. A pesquisa consiste na modificação de argilas naturais com nanocristais e compostos de prata, conferindo-lhes propriedades fotocatalíticas e antimicrobianas.
O professor Laécio destaca a importância do projeto, afirmando que ele traz uma solução inovadora para um problema de saúde pública. Segundo ele, o filtro pode transformar o uso da argila na purificação da água, oferecendo uma alternativa de baixo custo para comunidades que não possuem acesso à água potável.
O financiamento obtido através do edital foi essencial para a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, o que tem acelerado o desenvolvimento do projeto e possibilitado testes mais precisos. A pesquisa procura não apenas contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde das populações, mas também promover uma solução ambientalmente sustentável para um problema global.
Fonte: CCOM/PI
A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por abolição…
A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira (21/11), a Operação Sodaliciun, contra organização criminosa…
A Polícia Federal (PF) coletou uma série de provas, incluindo mensagens, dados de localização, fotos, áudios e…
A Prefeitura de José de Freitas, no Piauí, anunciou a abertura de um processo administrativo…
O Botafogo empatou por 0 a 0 com o Atlético-MG, nesta quarta-feira (20), pela 34ª rodada do Brasileirão, mesmo…
Na manhã desta quinta-feira (21) foi deflagrada a operação integrada "Falsa Central", envolvendo as polícias do…