A Polícia Federal prendeu o terceiro suspeito envolvido na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável pelos pagamentos federais nesta sexta-feira (23). O novo detido é um empresário de Vitória da Conquista, na Bahia, que administra uma empresa de certificados digitais. A prisão é parte de uma operação iniciada na quarta-feira (21), que já havia resultado na detenção de dois outros suspeitos.
O esquema criminoso, descoberto após a invasão ao Siafi em abril, permitiu o desvio de R$ 15 milhões em recursos públicos. O grupo estava tentando acessar mais R$ 50 milhões. Além das prisões, a operação incluiu 19 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Entre os investigados está um funcionário do INSS, que pode ter facilitado o acesso aos dados do Siafi; a PF planeja solicitar seu afastamento.
O esquema, considerado de “alta complexidade” pela PF, usou técnicas avançadas de cibercrime e phishing para redirecionar recursos públicos para contas controladas pelos criminosos através do mecanismo OBpix. Após o roubo, os valores foram transferidos para corretoras de criptoativos, o que complicou o rastreamento dos fundos.
Os envolvidos podem enfrentar acusações de invasão de dispositivo informático, furto qualificado, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Fonte: Carta Capital
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…