Os municípios de Caridade, Curral Novo, Jacobina, Patos e Simões (parcialmente) estão sem água há pelo menos três dias, na zona urbana e na zona rural. O água da região vem da adutora da barragem Poço do Marruá, localizada em Patos.
Segundo a Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí), empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico da região, a falta d’água acontece por energia elétrica insuficiente no sistema de captação e nas estações elevatórias 3 e 4.
Wellington da Silva Santos, secretário da Defesa Civil de Caridade, disse que o problema acontece todos os anos e que as empresas ficam “jogando o problema uma para a outra”.
“É inadmissível que em todos os anos, neste mesmo período, que é o mais quente, onde as pessoas precisam mais de água, estarmos a mais de 3 dias sem água nas torneiras. Já entramos em contato com a Agespisa, que alega que o problema é a baixa potência da energia da Equatorial. O certo é que uma fica jogando para a outra e somos nós quem sofremos sem água. Portanto, queremos uma solução o mais rápido possível”, disse.
Segundo o secretário, a prefeitura de Caridade tem abastecido a sede urbana e prédios municipais com um carro-pipa, mas a água é imprópria para consumo, pois é retirada de um açude.
Em nota divulgada nesta terça-feira (17), a Agespisa disse que o abastecimento havia sido retomado gradualmente nas cidades atingidas, depois que a Equatorial solucionou o problema.
Veja a denúncia de Wellington Santos:
Fonte: Piauí Hoje