A nova sede da Defensoria Pública Regional de Simões foi inaugurada nesta terça-feira (26). O novo espaço amplo e moderno fica localizado na rua Antônio Lopes, no centro de Simões, o local vai proporcionar maior conforto à equipe e a comunidade assistida pela instituição.
A solenidade de inauguração contou com a presença da Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar, da Defensora Pública titular da Defensoria Regional de Simões, Ana Clara Castro, do Diretor Administrativo, Humberto Brito Rodrigues, e dá Diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite.
Autoridades municipais também se fizeram presente na solenidade; o Prefeito de Simões, Zé Wlisses, a primeira-dama, Isamária Dantas, o prefeito eleito, Magno Dantas, do Juiz da Comarca de Simões, Dr. Clayton Rodrigues, o presidente da OAB (Subseção Simões) Dr. José Luan, a Promotora de Justiça, Dr. Talita Bezerra, o chefe de gabinete, Josué Santos, entre outros.
Em sua fala, a Defensora Pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, titular da Defensoria Pública Regional de Simões, reafirmou o compromisso de trabalhar pela população. “Hoje foi um dia muito especial para a população de Simões. A Defensoria Pública é a casa do cidadão que busca justiça. E, agora, temos uma casa digna, onde podemos receber e atender nossos assistidos com a dignidade que eles merecem. Vamos trabalhar juntos para que esta sede seja um instrumento de transformação social, um lugar onde os assistidos encontrarão respeito e compromisso; e, acima de tudo, encontrarão esperança. Esperança de que os direitos sejam respeitados e que a cidadania seja exercida”, pontuou Ana Clara Castro.
Durante a cerimônia, a defensora pública-geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, destacou a importância da nova sede da Defensoria para a comarca de Simões. “A entrega dessa estrutura é resultado de meses de dedicação e planejamento para proporcionar um atendimento mais acolhedor e eficiente. Cada presença aqui representa a importância que é dada ao trabalho da Defensoria Pública. É gratificante entregar para a população uma estrutura adequada onde será realizado um atendimento mais humanizado, como a população merece, onde as famílias poderão ter o acolhimento necessário”, afirmou.
O juiz Clayton Rodrigues, titular da Vara Única de Simões, destacou a transformação que a nova sede representa para a cidade e a relevância do trabalho da Defensoria. “Havia um distanciamento entre a antiga estrutura e o que é a Defensoria de hoje. Essa nova sede demonstra o respeito que a instituição tem pela população que atende. A defensora Ana Clara revolucionou não apenas o atendimento, mas também o relacionamento com outras instituições e com a sociedade. Esse espaço acolhedor permitirá que as pessoas mais vulneráveis sejam ouvidas com dignidade e empatia.”
O prefeito eleito de Simões, Magno Dantas, rassaltou a importância do novo espaço da Defensoria. “É um momento de muita alegria, o município de Simões e região ganha com essa nova estrutura da Defensoria Pública, pois vem para melhorar a qualidade dos serviços para o cidadão que necessitar. Parabéns a sociedade que ganha um aparelho com uma estrutura que vai oferecer um atendimento com dignidade para a nossa população!”, destacou.
O prefeito de Simões, Zé Wlisses, parabenizou a Defensoria Pública do Piauí pela nova sede no município. “É um momento muito especial, sabemos a necessidade da Defensoria para Simões e região. A população ganha esse presente, pois nesse espaço mais amplo e confortável o cidadão poderá ser mais bem atendido. Parabéns!”
Além dos citados acima, a inauguração contou com a participação do Conselho Tutelar de Simões, Caridade e Curral Novo, também estiverem presentes, representantes do CREAS, CRAS e da Assistência Social.
NOVA ESTRUTURA
A nova sede oferece uma estrutura ampla e moderna, com recepção, brinquedoteca, dois gabinetes para defensores públicos, salas para assessores, sala de reuniões e copa, além de banheiros acessíveis. O espaço foi projetado para garantir conforto, segurança e acessibilidade, refletindo o compromisso da Defensoria em prestar serviços humanizados à comunidade.