Após o início da piracema, que se estende de 15 de novembro de 2024 a 16 de março de 2025, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh-PI) iniciou a fiscalização e monitoramento ambiental em toda a Bacia do Rio Parnaíba. Durante este período de defeso, a pesca é proibida em um raio de 1500 metros antes e depois de barragens, cachoeiras e corredeiras.
“Hoje não é permitido a pesca livremente, principalmente nos rios, barragens, cachoeiras, devido à reprodução natural dos peixes. A gente sabe que esse é o período em que ocorre essa reprodução e a gente tem que estar priorizando a sustentabilidade da pesca no nosso estado, para garantir que tenha uma reprodução ainda maior nesse período”, explica João Vitor, superintendente da Semarh-PI.
A piracema é o processo migratório de diversas espécies de peixes rio acima, em busca de locais propícios para reprodução e alimentação. A interrupção desse ciclo natural pode comprometer significativamente a reprodução e a preservação das espécies. A pesca só é permitida apenas para pescadores registrados, com uso de linhas de mão, vara, anzol, molinete ou carretilha, com iscas naturais ou artificiais.
Fonte: Cidade Verde