Em visita ao Piauí nesta quarta-feira (27), a embaixadora extraordinária da União Europeia no Brasil, Marian Shuegraf, participou de uma reunião com o governador Rafael Fonteles (PT) e executivos da empresa Green Energy Park, que executará no estado um dos maiores projetos de hidrogênio verde do mundo.
Na oportunidade, a emissária destacou a importância dessa aproximação em diversas áreas como energias limpas e turismo sustentável.
“A União Européia tem cooperação com o Piauí na infraestrutura. Nós queremos expandir muito a cooperação com estados que são ambiciosos como o Piauí, sobretudo na sustentabilidade, com energias renováveis”, afirmou a embaixadora.
Por sua vez, o governador pontuou que os investimentos em economia verde no estado trarão resultados significativos para a população. “Claro que a cooperação internacional, especialmente com a União Europeia, é muito importante na área de inovação e educação, para que essa riqueza seja aproveitada pelos piauienses. Estou muito feliz com todo esse avanço que esta acontecendo”, pontuou.
Marian Shuegraf também visitou a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e conheceu a recém-criada comissão especial que acompanha o tema energia limpa no estado. “Importante sair um pouco do eixo Rio – São Paulo e incluir parlamentares de outras regiões para termos conhecimento das várias realidades que o Brasil tem e estreitar os laços com parlamentos de todo o país”, pontuou.
Presidente da comissão, o deputado Francisco Limma disse que esse intercambio entre os palhamentos piauiense e europeu será fundamental na troca de experiências, especialmente no que diz respeito a legislação ambiental. “Essa possibilidade de conhecer e aprimorar as leis para a nossa realizada é muito importante. Essa troca de ideias será primordial”, concluiu.
Nesta quinta-feira (28), a embaixadora segue para Parnaíba, onde irá conhecer a área portuária do Piauí e a Zona de Processamento de Exportações do Estado (ZPE).
O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, irá acompanhar a embaixadora durante a visita ao litoral piauiense. “Ela quer conhecer o futuro sítio do projeto e constatar, in loco, o que está sendo construído. A partir disso, munida de informações, ela enviará relatórios à União Europeia”, afirmou o gestor.
Fonte: Cidade Verde