
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, realizaram uma coletiva sobre o Enem 2025 neste domingo (9), na sede do Inep, em Brasília. Ao apresentar os números do primeiro dia, Santana informou que 27% dos candidatos não compareceram ao local de prova.
O primeiro dia do exame terminou às 19h, quando os locais foram oficialmente fechados para os mais de 4,8 milhões de inscritos. O segundo dia de provas será no próximo domingo (16).
Eliminações no Primeiro Dia
Segundo Santana, 3.240 participantes foram eliminados por motivos como:
- deixar o local com o caderno de questões antes dos 30 minutos finaishttps://d-920401558107451242.ampproject.net/2510081644000/frame.html
- uso de equipamentos eletrônicos
- utilização de materiais impressos
- saída antes do horário permitido (15h30)
- desrespeito às orientações dos fiscais
Avaliação do Governo
Apesar dos números, o ministro afirmou que o dia foi “tranquilo”. Em comparação, no ano passado houve 4.999 eliminados no mesmo período.
Tivemos aplicação em todo o país sem ocorrências significativas. Todos os malotes foram entregues 100% em todos os locais de aplicação, foram ocorrências muito pontuais, descreveu.
Fonte: Meio Norte