Quase 50 galos foram resgatados de situação de maus-tratos, nesta quarta-feira (17), em Teresina. Os animais eram utilizados em rinhas, onde eram colocados instrumentos pontiagudos de metal (esporas artificiais) em suas esporas naturais para serem utilizados como armas durante os combates, deixando-os mais sangrentos.
Segundo o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) o local onde as aves foram encontradas era uma espécie de criatório, localizado no bairro Santa Lia, Zona Leste da capital piauiense.
Dentre os 47 galos resgatados, alguns estavam bastante feridos e debilitados. No local, a polícia apreendeu 22 bicos de metais, 13 esporas artificiais, 8 biqueiras, 17 buchas e uma mini-serra.
“Nós chegamos ao local a procura de um investigado, no entanto, ao chegarmos , presenciamos diversos animais presos e logo presumimos sobre aquilo ser um criatório de galos para rinhas. Encontramos armas, remédios, kits e diversos equipamentos para rinha”, informou o delegado Marcelo Dias.
O responsável pelos animais foi autuado por meio de um Termo de Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O caso é investigado pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
Fonte: G1 PI