O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), anunciou uma série de medidas de ajuste fiscal. Entre as principais ações está a redução de 15% nas gratificações de servidores comissionados e secretários, a partir de janeiro de 2025.
O corte será aplicado exclusivamente sobre valores que excedem R$ 4.000, e valerá inicialmente por três meses, prorrogáveis por mais três, conforme a resolução publicada no Diário Oficial do dia 1º de novembro.
O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, explicou que essas medidas são rotineiras e são aplicadas para garantir o controle financeiro.
“Esse ajuste foi colocado para controle da balança financeira. Muitas vezes, chegamos ao final do ano e temos despesas que não vão mais acontecer e tinha reservado uma orçamento para isso. Então, a gente aproveita esse momento e coloca isso no ajuste, já transferindo aquilo que estava reservado do orçamento de 2024 para 2025. Esse levantamento nos permite ajustar cerca de R$ 117 milhões”, disse o secretário.
Para otimizar as contas públicas, a Secretaria também disciplinou um calendário financeiro. Conforme o secretário, o governo fixou uma data final para os empenhos, estabelecendo que despesas não processadas neste ano sejam adiadas para 2025.
“Estamos mandando um recado para todos os órgãos e poderes do estado, mostrando a data final para empenhos. Quem tiver despesas que podem ser adiadas, já sabe que o orçamento de 2024 não será utilizado e que essa demanda ficará para 2025”, acrescentou Emílio Júnior.
Medidas da resolução
Além da redução nas gratificações, a resolução estabelece um Programa de Revisão de Gastos Públicos para 2024 e 2025. As principais ações incluem:– Reprogramação para 2025
- Manutenção predial
- Aquisições de materiais permanentes
- Obras e reformas
- Serviços de controle de praga
- Locação de espaços e estruturas, aquisições de materiais e coffee break ou serviços de buffet destinados a realização de eventos
- Eventos fora do calendário cultural oficial
- Assessorias e consultorias
- Aquisição de novos produtos ou soluções relacionadas à tecnologia da informação
- Inscrições onerosas em cursos, treinamentos, congressos, workshops e outros eventos similares
– Prioridade no corte de gastos em 2025
- Locação de veículos
- Gestão da Frota de Veículos, incluindo o consumo de combustíveis e manutenção dos veículos
- Locação de Mão de Obra Terceirizada
- Energia elétrica e água e esgoto
- Diárias e suprimentos de fundos
- Passagens aéreas
Fonte: G1 PI