
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu aos 88 anos, às 2h35 (horário de Brasília), 7h35 (horário local). A informação foi confirmada pelo Vaticano. Ele liderou a Igreja Católica por 12 anos, exercendo o cargo máximo da instituição.
Em comunicado oficial, o Vaticano afirmou: “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente pelos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos sua alma ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
Francisco nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o posto. Além disso, ele também fez história por ser o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor, Bento XVI.
Durante quase 12 anos à frente da Igreja, Francisco foi o Papa número 266. Ele foi escolhido como líder da Igreja no dia 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave destinado a eleger o sucessor de Bento XVI, sendo nomeado contra a sua própria vontade, como ele mesmo revelou.
Internação e Alta Após Quadro de Bronquite
O Papa passou cerca de 40 dias internado devido a um quadro de bronquite. Sua primeira internação ocorreu no início de fevereiro, quando ele começou a sentir dificuldades para discursar nas audiências religiosas. Ele chegou a admitir publicamente as dificuldades respiratórias e pediu que um auxiliar fizesse a leitura do sermão.
No dia 14 de fevereiro, Francisco foi internado no hospital Agostino Gemelli para exames e tratamento da bronquite. Apesar da internação, ele continuou participando de algumas atividades religiosas. No dia 16, ele se desculpou pela ausência na oração semanal com os fiéis na Praça de São Pedro.
Já no dia 17 de fevereiro, o Vaticano anunciou que o Papa estava com uma infecção polimicrobiana, que pode ser causada por uma combinação de microrganismos como bactérias, vírus ou fungos. O estado de saúde do pontífice foi descrito como “complexo”. No boletim seguinte, foi revelado que Francisco também estava com pneumonia bilateral, uma infecção mais grave, que afeta a respiração e a circulação de oxigênio no organismo.
Até o momento da publicação desta reportagem, o Vaticano ainda não havia divulgado detalhes sobre o funeral de Papa Francisco. A Igreja Católica deverá se reunir nas próximas semanas para decidir o nome do novo pontífice.
Fonte: Meio Norte