O município de Madeiro, a 230 km de Teresina, se destacou no ranking nacional de eficiência divulgado pela Folha de São Paulo na terça-feira (3). A cidade é a primeira colocada no Piauí e ocupa a 483ª posição no Brasil no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F). O levantamento mede quais prefeituras entregam mais serviços à população, como saúde, educação e saneamento, utilizando menos recursos financeiros.
uma das 500 mais eficientes do país
Com um índice de 0,606, Madeiro superou outras 5.276 cidades analisadas, sendo uma das 500 mais eficientes do país. O ranking considera a receita per capita de cada município e foca em serviços básicos. No Piauí, depois de Madeiro, destacam-se Picos, com índice de 0,597, e Bertolínia, com 0,596. A capital Teresina aparece em sexto lugar, atrás de Porto e Oeiras.
A cidade líder nacional é Botucatu, no interior de São Paulo, que registrou índice de 0,769. A média nacional foi de 0,525, e São Paulo se destacou com 8 das 10 melhores regiões do país. Botucatu se sobressaiu ao entregar mais serviços com menos gasto, sendo exemplo de eficiência administrativa.
última colocada do piauí
No outro extremo do ranking piauiense, o município de Murici dos Portelas, a 264 km de Teresina, ficou na última posição estadual, com índice de 0,384, ocupando a 5.130ª colocação nacional. Curiosamente, tanto o primeiro quanto o último colocados no Piauí são cidades próximas, ambas com cerca de 8 mil habitantes.
Fonte: Meio Norte