Por Breno Moreno (com informações da PM-PI)
A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) anunciou, nesta segunda-feira (13), a abertura de 500 vagas para uma nova turma do Curso de Formação de Soldados (CFSD). Os convocados serão os candidatos que alcançaram 60% ou mais na prova escrita (objetiva) e pelo menos 50% do total de pontos nas matérias de conhecimentos básicos e específicos na prova do último concurso para ingresso na instituição.
A medida leva em consideração um projeto de lei em discussão na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que prorrogou o prazo do certame e ampliou o quantitativo de provas dissertativas a serem corrigidas. Segundo o coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da PM-PI, a previsão é que 1.700 redações sejam corrigidas e mil candidatos integrem a lista do cadastro de reserva.
“O Governo do Estado do Piauí enviou um projeto de lei para o legislativo estadual em que altera o edital e prorroga o concurso da polícia militar. Isso é um grande benefício pois vai possibilitar a incrementação da instituição. Então o ganha estado do Piauí, ganha a segurança pública, isso foi aprovado, o governador sancionou e isso possibilitou a polícia militar estabelecer um contrato com a “Nucepe” justamente para a correção de 1.700 redações do cadastro de reserva do concurso da polícia militar de 2021. Os aprovados na redação então irão para as próximas etapas do concurso que são o exame médico, teste físico, psicotécnico”,disse o militar.
A lista das redações que serão corrigidas pelo Núcleo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), banca organizadora do concurso.
Confira a relação dos candidatos clicando AQUI.
As etapas seguintes do concurso devem ocorrer ao longo do segundo semestre deste ano. Ao final delas, os candidatos selecionados irão ingressar na turma do CFSD. O Comandante Geral da PMPI adianta que cerca de 500 candidatos serão selecionados para a próxima turma do CFSD prevista para o próximo semestre.
“O Governador do estado já sinalizou justamente com o secretário de segurança para a polícia militar que deverão autorizar para este ano ainda, caso se concretize, o final das etapas, o chamamento de novos 500 policiais para o curso de formação que deverá ser distribuídos em todo território piauiense”, acrescenta o comandante da PM-PI.
Oficiais
Nesta terça-feira (13), o Governo do Estado encaminhou uma nova mensagem à Alepi, solicitando autorização para alterar a cláusula de barreira no edital do último concurso para oficial da PM. A intenção, assim como no certame para Praças, é corrigir mais redações. A matéria ainda será analisada nas comissões técnicas da casa legislativa e depois votada em Plenário.
Fonte: Cidade Verde