Por Adriana Magalhães
A devolução de celulares furtados ou roubados no Piauí trouxe alegria para muitas vítimas. Uma delas foi o pedreiro Antônio Ferreira da Costa que teve o celular roubado menos de um dia após ter comprado o aparelho.
“Eu comprei o aparelho no dia 6 de maio de 2022 e me roubaram no dia seguinte. Não tinha nem 24 horas que eu tinha comprado”, disse, que ainda relembrou o dia do crime.
“Eu estava chegando no meu trabalho e preciso do aparelho para receber as ligações dos clientes. No dia seguinte tive que comprar outro aparelho. Aí fiquei pagando as duas prestações”, afirmou.
Antônio vai presentear a filha com o celular recuperado
O trabalhador falou sobre a felicidade de ter o aparelho recuperado. “Isso aqui é muito bom, acompanho o trabalho desses delegados aqui e estou gostando muito. O Brasil inteiro tá aprendendo como se faz com o Piauí”, destacou seu Antônio que falou que o celular irá para a filha Isabele.
“Eu prometi para ela que se recuperasse o celular ele seria dela. Nunca perdi a esperança. Agora vou cumprir minha promessa”, finalizou.
Devolução de mais de 1000 aparelhos
No total, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SPP-PI) está devolvendo 1.008 aparelhos aos seus legítimos donos. A ação foi iniciada nesta quarta-feira (6) e deve se estender até amanhã (7).
Segundo o delegado Yan Brayner, gerente da Inteligência da Polícia Civil do Piauí, essa é a maior devolução de celulares do Brasil. Ele explicou como os celulares são recuperados.
“Instituímos uma política pública de recuperação de celulares no estado, por meio da operação Interditados, das blitzen, onde realizamos a verificação dos aparelhos do condutor e dos passageiros e em todas as operações das polícias Civil e Militar”, explicou.
O delegado também reforçou a importância das vítimas registrarem o boletim de ocorrência.
“Os 1008 aparelhos disponíveis aqui para devolução são de cidadãos que registraram o boletim de ocorrência”, disse.
Outros resgates
O estudante universitário, José Lucas, veio de Luzilândia para resgatar um de seus aparelhos que foram roubados em 2022.
Durante o crime, Andressa negou ter um celular, mas o assaltante encontrou o aparelho e usou de violência para ameaçar a vítima.
“Ele colocou a arma na minha cabeça e me ameaçou de morte”, relembrou.
Os homens que assaltaram o idoso José Vidal, no Centro de Teresina, também usaram de violência. Ele conta que uma dupla de lanceiros realizou o crime.
“Um homem topou em mim e eu caí, o celular caiu também, aí veio outro homem e pegou meu celular. Os dois saíram correndo e eu fiquei no chão”, relatou.
A babá, Valdeline de Sousa, foi vítima de um arrastão no bairro Mário Covas, na zona Sul de Teresina. O crime aconteceu em junho de 2022, um dia depois da babá ter concluído o pagamento das prestações do celular.
De acordo com a SSP-PI, os celulares serão devolvidos aos seus proprietários na seguinte ordem:
- 06 de março, das 8h30 às 16h: número 01 a 400 da relação do edital.
- 07 de março, das 8h às 13h: número 401 ao 650 da relação do edital.
Fonte: Cidade Verde