Por Graciane Araújo
Pedreiros encontraram uma urna funerária indígena na comunidade Porto do Designo, zona Rural de Miguel Alves, no interior do Piauí. Eles escavavam o terreno durante a obra de reforma de uma casa, quando se depararam com o objeto. Dentro havia algo semelhante a pequenos ossos, bem como pontas de lança e machadinhas.
A urna foi encontrada na última segunda-feira (06) e estava a aproximadamente a 1,10 metro de profundidade.
“Eles estavam escavando para fazer o pilar de uma casa quando acharam algo estranho. De início achavam que fosse uma pedra e acabaram perfurando a tampa da urna. Também pensaram que tivesse dinheiro guardado, pois isso era muito comum. Depois de depararam com o objeto, viram os ossos e a história começou a se espalhar”, conta o escritor Frederico Rebelo, membro da Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior.
Fotos: Paulo Gomes
Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) estiveram no local e confirmaram que objeto é de origem tupi, mas que ainda não é possível precisar a idade. Segundo Frederico Rebelo, moradores da região informaram que objetos semelhantes já foram encontrados na região, que fica cerca de 100 metros da margem do rio Parnaíba.
“Populares declararam que foram encontradas, pelo menos, três urnas, mas achavam que era algo sem valor. Pelo tipo de solo, os pesquisadores presumiram que lá é um sítio arqueológico e pode ter sido um cemitério indígena”, completa Rebelo.
A urna funerária, que tem cerca de 90 cm de diâmetro por 30 cm de profundidade, será estudada.
Fonte: Cidade Verde