Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Notícias

Pente-fino aperta auxílio-doença do INSS com novas regras; veja o que muda

Reportagem Sertão Atual

Compartilhe!

pente-fino-aperta-auxilio-doenca-do-inss-com-novas-regras-veja-o-que-muda-7fe45320-98db-4164-8cb1-d019d447ab58.jpg

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou novas regras para a prorrogação do auxílio-doença, limitando a quantidade de solicitações que podem ser feitas e estabelecendo prazos mais rígidos para o benefício. Publicada na segunda-feira (2), a portaria estipula que, se a perícia médica puder ser agendada em até 30 dias, o auxílio será mantido até a data de cessação, momento em que uma nova avaliação deverá ocorrer.

controle de gastos com benefícios

Nos casos em que a espera pela perícia exceda 30 dias, o benefício será automaticamente prorrogado por mais um mês, contado a partir da data de cessação. Essa prorrogação pode ser solicitada uma segunda vez, porém, será limitada a um período máximo de 60 dias. As mudanças estão alinhadas aos esforços da Previdência Social para controlar os gastos com benefícios por incapacidade temporária, que já registraram um aumento de 50% neste ano.

Segundo a advogada Adriane Bramante, do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), as novas regras substituem a prorrogação automática via sistema Atestmed, que permitia ao segurado renovar o benefício sem a necessidade de passar por uma perícia presencial. Para ela, as alterações buscam equilibrar a redução da fila de benefícios com o controle dos gastos da Previdência.

O advogado especialista em Previdência, Rômulo Saraiva, critica a limitação da prorrogação em até 60 dias, considerando-a inconstitucional. Ele argumenta que a legislação não impõe prazos para a recuperação do segurado, e que o benefício deve ser pago enquanto durar a incapacidade.

Enquanto isso, Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP), aponta que a nova medida pode não alcançar os resultados esperados e critica a política anterior de concessão de benefícios sem perícia médica.

Fonte: Meio Norte

Compartilhe!

Veja também
Matérias relacionadas

Menu principal

Municípios

Copyright 2023 – Todos os direitos reservados – Portal Sertão Atual | Rua Felipe Alves, n° 486, bairro Centro – Simões-PI – Contato: (89) 99990-0854 e-mail: [email protected]

PORTAL SERTÃO ATUAL

Rua Felipe Alves, n° 486, Centro – Simões – Piauí – Contato: (89) 99990-0854 
e-mail: [email protected]

PÁGINA INICIAL

ÚLTIMAS

CIDADES

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTE

POLÍTICA

GALERIA DE FOTOS

TV

GALERIA DE VÍDEOS

QUEM SOMOS

CONTATO