Por Marina Sérvio
O Piauí deve apresentar características de estiagem a partir do final de junho deste ano, principalmente na região do semiárido, na mesorregião Sudeste, onde ficam cidades como Floriano e Canto do Buriti, e também na mesorregião Sudeste, onde ficam Picos, Pio IX e outros municípios. A informação foi confirmada por Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí – SEMARH.
De acordo com Sara Cardoso, a região já começa a sentir os efeitos do fim do período chuvoso, aumento de temperatura e baixa umidade. Podendo ter registro de 39°C ainda em agosto.
“Final de junho, julho e agosto, já está dentro das configurações de estiagem. Principalmente pra aqueles municípios do semiárido piauiense, região que está sofrendo com isso. Observamos alguns chuviscos isolados recentemente por conta da entrada de alguma umidade mas com o passar dos meses, dos dias, isso vai ficar mais difícil” descreve a climatologista.
Segundo levantamento, devido as mudanças climáticas, em maio foi observado que as temperaturas estão pelo menos um grau acima da média climatológica histórica. E esse movimento pode se repercutir nas próximas estações.
“O fenômeno La Niña pode começar a se estabelecer a partir do segundo semestre, mas não vai chover imediatamente. Mas precisamos esperar mais para ver qual será o impacto, porque estamos sofrendo com as mudanças climáticas e elas estão interferindo em todos os sistemas atuantes conhecidos” esclarece Sara.
O que podemos esperar?
Para final de junho, julho e agosto, é possível que sejam registradas chuvas no extremo Norte piauiense, o que compreende a faixa litorânea. Além disso, no período do inverno, que começa dia 21 de junho, poderão ser observadas baixíssimas temperaturas durante a madrugada, entre 3h e 6h da manhã, podendo chegar a 12°C em municípios do Sudoeste piauiense.
No geral, iniciará o período de baixa umidade com temperaturas acima da média, tendo inclusive a possibilidade de registro de 39°C mesmo antes do mês de agosto no Piauí.
“Municípios que bateram recordes no ano passado como Alvorada do Gugueia, São João do Piauí e Floriano poderão atingir altas temperaturas também nesse ano. Inclusive temos essa perspectiva de altas temperaturas e possibilidade de bater novos recordes” reforça a climatologista.
Fonte: Cidade Verde