O Piauí entrou, nos últimos dias, no período considerado “pré-chuvoso”. Isso significa, segundo a meteorologia, que haverá melhora no tempo quente e seco que tem feito no estado. O fenômeno será sentido, mais significativamente, em 141 cidades que estão com aviso para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (12).
Nesses municípios, deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, de 40 a 60 km/h. A previsão vai até a quarta-feira (13), com possibilidade de prorrogação. Veja a lista de cidades ao fim da reportagem.
“Quando se fala de pré-estação chuvosa é, mais ou menos, 45 dias antes do mês mais chuvoso. Na climatologia do Piauí, as chuvas começam no Sul do estado, onde dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais chuvosos”, explicou climatologista Sara Cardoso, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
“Então, estamos sim na pré-estação chuvosa para essa região, e à medida que vão passando os meses, as chuvas vão subindo o mapa”, disse Sara Cardoso.
No mapa abaixo: na área amarelo-claro os meses mais chuvosos são janeiro, fevereiro e março; na área verde são fevereiro, março e abril.
Apesar do período ter começado apenas no Sul do estado, a climatologista afirmou que isso já significa uma melhora do tempo quente e seco que tem feito nos últimos meses. “Quando entra umidade no estado, mesmo que não chova, ela diminui, ela impacta na questão da umidade mínima”, disse.
“Então a gente continua com umidades críticas, de 30%, por exemplo, no Centro-Norte e Norte do estado, mas deu uma melhorada, visto que estava aparecendo a umidade na casa de 10%, 13%, umidades típicas de deserto. Então deu uma melhorada”, declarou.
Alerta de chuvas intensas
O Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas cidades afetadas (veja abaixo). Por isso, orienta que não se procure abrigo debaixo de árvores e não se estacione veículos próximo a torres de transmissão e/ou placas de propaganda, devido ao risco de queda durante rajadas de vento e/ou de descargas elétricas.
Em caso de emergências, a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Copyright 2023 – Todos os direitos reservados – Portal Sertão Atual | Rua Felipe Alves, n° 486, bairro Centro – Simões-PI – Contato: (89) 99990-0854 e-mail: [email protected] –