
O Piauí registra mais de 734 megawatts (MW) de potência instalada na geração própria solar. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado possui mais de 74 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 221 cidades.
Empregos
Hoje são mais de 107 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz. Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao Piauí a atração de R$ 3,3 bilhões em investimentos, geração de mais de 22 mil empregos e a arrecadação de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.
Recomendações
Para ampliar a sustentabilidade no estado, a ABSOLAR recomenda a criação e ampliação de programas, políticas e mais incentivos locais para o avanço da energia solar, incluindo, por exemplo, a inclusão da tecnologia fotovoltaica nos prédios públicos em geral, nas casas populares e nos programas de universalização de acesso à eletricidade.
Apoio
Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, lembra que a geração distribuída conta com amplo apoio popular e social, com pesquisas que indicam que nove em cada dez brasileiros querem gerar a própria energia limpa e renovável. “Mudar as regras recentemente aprovadas na Lei 14300 por quase unanimidade pelo Congresso Nacional seria uma medida impopular e desalinhada com a transição energética justa e sustentável do Brasil, além de poder levar a insegurança jurídica e judicialização indesejadas para todo o setor”, ressalta.
Fonte: Meio Norte