
Em uma decisão conjunta, os prefeitos dos municípios de Padre Marcos, Belém do Piauí, Francisco Macedo e Vila Nova do Piauí decidiram por cancelar os eventos festivos de grande porte previstos para os meses de junho e julho, incluindo as tradicionais festas juninas que integram o calendário cultural das respectivas cidades.
A decisão foi tomada após uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 6 de maio, entre os prefeitos Wiliane Kelly (Padre Marcos), Jônathas Noronha (Belém do Piauí), Belim Leal (Vila Nova do Piauí) e Adeilson Carvalho, o Novim (Francisco Macedo), onde foi discutido o agravamento da estiagem que atinge os municípios, que estão situados no semiárido piauiense.
Com o posicionamento dos gestores, não serão realizados o Arraiá da Boa Esperança (Padre Marcos), o Belarraiá do Caboclo Nordestino (Belém), o Arraiá de Nóis Tudim (Francisco Macedo) e o Arraiá São João Batista (Vila Nova).
De acordo com os gestores, a suspensão dos eventos é uma medida de responsabilidade diante do cenário crítico provocado pela chamada “seca verde” — fenômeno caracterizado pela aparência de vegetação ainda esverdeada, mas com comprometimento hídrico severo, devido à irregularidade e insuficiência das chuvas nos últimos meses. A estiagem já afeta diretamente o abastecimento de água, a agricultura familiar e a criação de animais — atividades essenciais para a economia regional.
Todos os municípios envolvidos estão incluídos no Decreto Estadual nº 23.699/2025, assinado em 2 de abril, que reconhece a situação de emergência em 129 municípios do Piauí. O decreto tem validade de 180 dias, estendendo-se até o dia 29 de setembro de 2025.
Fonte: Cidades na Net