A Prefeitura de Caridade do Piauí, por meio CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, juntamente com o Comitê de Rede de Cuidados e de Proteção Social de Criação e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Violência do Município, promoveu nesta quinta-feira (27), uma formação para alinhamento de Fluxo e Protocolo da Escuta Protegida e Linhas Metodológicas da Escuta Especializada.
A formação foi conduzida por Dilma Teles Campos – Assistente Social – Secretaria Executiva do COEGEMAS-PI, que abordou sobre a importância da implementação do Fluxo no município, para garantia de Direitos de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência.
Após o primeiro momento, houve uma pausa para almoço e a tarde as atividades continuaram com oficina proporcionando troca de experiências, debates sobre Dificuldades e Desafios na execução do Plano Municipal de Proteção, Enfrentamento e Atendimento de Crianças e Adolescentes; Apresentação do Comitê Municipal e ao final certificação dos participantes.
A formação contou com a participação dos profissionais de Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Administração Pública.
A Primeira-dama Samires Silva participou da capacitação e ressaltou a importância da mesma. “O processo garante que sejam ouvidos de maneira respeitosa, empática e tenham menos traumas no futuro. É fundamental que a capacitação seja feita no município e haja um trabalho intersetorial. Quando o trabalho é feito em conjunto e todos trabalham pela mesma causa, com certeza teremos resultados prósperos no futuro”, disse.
A coordenadora do Comitê Municipal da Rede Proteção da Criança e Adolescente, Débora Sousa, frisou sobre a importância da implementação da Rede e destacou que é um trabalho articulado. “Estamos dando um passo importante para a implantação da Rede, pois é dever de todos nós zelar de nossas crianças e adolescentes, e com a implementação dessa Rede de Proteção vamos assegurar os direitos dessas crianças”, disse.
Além dos citados acima, estiveram presentes: Presidente do CMDCA, Clenilda Xavier; Secretário de Educação, Aldo César; Secretário de Assistência Social, Leocádio Bento; Secretária de Saúde, Cláudia Carvalho; Secretário de Administração, Leandro Paiva; Presidente da Câmara, Luzineide Gomes, a Conselheira Tutelar, Raquel Reis, entre outros.