
A Prefeitura de Simões, por meio da gestão do prefeito Magno Dantas e do vice-prefeito Josse de Belim, através da Secretaria Municipal da Mulher, que tem à frente a Dra. Nayara Morais, promoverá a 2ª edição da Corrida de Rua “Ei, Mermã” – Pelo Enfrentamento ao Feminicídio.
O evento acontecerá no dia 19 de julho de 2026, com concentração às 5h da manhã e largada às 6h, na Praça Matriz, reunindo atletas profissionais e amadores em uma grande mobilização pela conscientização e combate à violência contra a mulher.
A iniciativa integra a campanha “Ei, Mermã”, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), e busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência de gênero, do combate à misoginia e da prevenção ao feminicídio.

A secretária municipal da Mulher, Dra. Nayara Morais, destacou que a corrida vai além da prática esportiva e representa um movimento de união em defesa da vida das mulheres.
“Vem aí a segunda edição da corrida de rua ‘Ei, Mermã’. Prepara o tênis, reúna a família, amigos e amigas, e venha fazer parte desse movimento de mobilização pelo enfrentamento ao feminicídio. A Secretaria Municipal da Mulher tem a alegria de anunciar a segunda edição da corrida ‘Ei, Mermã’, uma iniciativa que vai muito além da linha de chegada, onde cada passo é um gesto de conscientização, mobilização pela vida, superação, força e respeito. As inscrições já estão abertas; faça a sua inscrição e venha correr. A corrida acontecerá dia 19 de julho, às 6 horas da manhã, na Praça da Matriz. Em breve, mais informações. Quando uma sociedade inteira corre pela mesma causa, nenhuma mulher caminha sozinha”, afirmou.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma online ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal da Mulher. O percurso será de 5 quilômetros, com início e término na Praça Matriz. Durante o evento, os participantes contarão com apoio da organização, segurança e pontos de hidratação.
Na entrega dos kits, será solicitada a doação de 1 kg de ração, que será destinada aos animais em situação de rua do município. Todos os participantes que concluírem a prova receberão medalha de participação, enquanto os três primeiros colocados das categorias masculina e feminina serão premiados com troféus.
A expectativa da organização é reunir dezenas de participantes em mais uma edição do evento, fortalecendo a mensagem de conscientização e mobilização social contra o feminicídio e toda forma de violência contra a mulher.
por Alisson Carvalho