Após operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (28) contra um suposto esquema de transferência ilegal de titulo eleitoral em Elesbão Veloso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, revelou a existência de denúncias relacionadas a esse mesmo tipo de crime eleitoral em outros municipios piauienses.
“O TRE-PI está recebendo muitos recursos sobre transferências irregulares em todo o estado e a PF está investigando. É um crime eleitoral. Será apurado pela PF e depois será remetido o inquérito policial para a sede da Zona, no caso de Elesbão Veloso ou qualquer outro município. Como as eleições são municipais, o processo começa lá na Zona Eleitoral, em cada município”, pontuou o magistrado.
O principal alvo da Operação Águas Rasas é o vereador Flávio José, popularmente conhecido como Pinto Moura (PT). Disputando a reeleição e funcionário terceirizado da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa). Segundo as investigações da Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional (Delinst), o parlamentar teria usado a sede da empresa pública para transferir mais de 120 títulos de forma ilegal.
Apesar dessa situação, o presidente do TRE-PI avalia que os primeiros dias de campanha eleitoral no estado tem ocorrido dentro dos conformes. “Até agora está tranquilo e normal. Temos recebido algumas reclamações perante às Zonas Eleitorais. Aqui no TRE-PI, nós estamos recebendo recursos, mas até o momento está tudo tranquilo”, frisou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.
Nesta quarta-feira (28), o TRE-PI lançou o “Disque-Eleições”, ferramenta que disponibiliza de forma fácil e rápida as informações acerca do pleito municipal de 2024. O novo canal vai receber reclamações e sugestões dos eleitores, partidos políticos, coligações e candidatos, além de orientar sobre local de votação, condutas vedadas, informações de mesários, prestações de contas e outros serviços.
Fonte: Cidade Verde