O prazo para inscrever propostas no Programa Cisternas, que é executado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), encerra na terça-feira (27). As inscrições estão abertas desde o dia 13 de agosto para a seleção e contratação de entidades privadas sem fins lucrativos e cooperativas de trabalho ou de produção para a implementação de 4.769 cisternas, com investimentos de mais de R$ 36,8 milhões.
Estão sendo selecionadas entidades privadas sem fins lucrativos e/ou cooperativas de trabalho ou de produção para a prestação de serviços à Secretaria da Agricultura Familiar para a implementação de tecnologias sociais de acesso à água. Serão beneficiadas famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, residentes na zona rural de municípios atingidos pela seca ou falta regular de água.
De acordo com o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, o Programa de Cisternas vai auxiliar no combate a escassez de água que acomete muitas famílias na região do semiárido.
“É um projeto importante, que vai contemplar famílias em situação de vulnerabilidade na região de semiárido, onde existe uma carência muito grande de água. Então, vai possibilitar que essas famílias tenham um depósito de água para consumo humano, e vão receber a chamada cisterna de produção. Além dessa, essas famílias vão receber também o recurso do Fomento Rural para apoiar o desenvolvimento de atividades produtivas no entorno dessas cisternas”, disse o gestor. cisterna 1.jpg
Serão construídas cisternas em cinco territórios de desenvolvimento do estado. Ao todo, 30 municípios serão contemplados. No total, serão construídas 4.431 cisternas de 16 m³ para consumo humano e 338 cisternas de 52 m³ produção alimentar com serviço de acompanhamento familiar, que atuarão em municípios divididos em oito lotes.
Territórios e municípios que podem ser beneficiados
Chapada das Mangabeiras – Barreiras do Piauí, Currais, Morro Cabeça do Tempo, Gilbués, Redenção do Gurgueia.
Chapada Vale do Itaim – Acauã, Paulistana, Queimada Nova, Jaicós, Simões, Marcolândia e Massapê do Piauí.
Serra da Capivara – Campo Alegre do Fidalgo, Lagoa do Barro do Piauí, Coronel José Dias, São João do Piauí, São Braz do Piauí, Caracol, Guaribas e Dom Inocêncio.
Vale do Canindé – Bela Vista do Piauí, Simplicio Mendes, Isaías Coelho, Campinas do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí e Oeiras.
Vale do Guaribas – Paquetá, Campo Grande do Piauí e Itainópolis.
Fonte: Cidade Verde