A Secretária Municipal de Educação de Simões, Iris Elaine, participou juntamente com as técnicas formadoras da SEMED do Ciclo de Seminários – Escola em Tempo Integral – edição realizada no Nordeste, especificamente na Cidade do Recife – PE- nos dias 27 e 28 /09/2023, onde contou com a participação efetiva e presencial dos nove estados da região.
O evento é uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB), e uma das estratégias do Programa Escola em Tempo Integral. Os Seminários discutem e elaboram orientações para educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além disso, também considera as especificidades e transversalidade das modalidades especiais: educação especial na perspectiva da educação inclusiva, educação bilingue de surdos, educação do campo, educação escolar indígena e educação escolar Quilombola.
O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia de incentivo e orientações para as Escolas em tempo Integral e abertura para novas matriculas em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. É Coordenado Pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), o objetivo é viabilizar o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação – 2014-2024 (Lei n 13.005/2014) Política de Estado e amparado nos municípios pelo PME (Plano Municipal de Educação).
Durante os dois dias foram realizados vários painéis com temas importantíssimos:
– Educação Integral como princípio integrador e articulador das etapas e modalidades na Educação Básica;
– Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação infantil – Orientações para o tempo integral em Creches e Pré-Escolas;
– A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral;
– Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio – Subsídios para a nova Política do Ensino Médio;
– Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais;
– Os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios;
Após o encerramento do Ciclo de Seminários de Educação em Tempo Integral, um documento nacional com princípios e orientações será consolidado considerando os debates realizados nas cinco regiões do país, previsto para chegar às redes de ensino e comunidades escolares no primeiro trimestre do ano de 2024.
A Rede Municipal de Educação de Simões já pactuou o programa e vem participando ativamente, seja presencial ou virtual, de todas as palestras, debates e seminários. A Rede Municipal de Educação de Simões tem (atualmente) 10 escolas e já retornou o pós pandemia (2021) com seis escolas em empo integral ( sendo 5 escolas na sede e uma no campo) e quatro escolas do campo com turmas integrais, todas organizadas com a complementação do horário pelo Programa Municipal “Saber Mais”. Já temos uma boa experiencia, a rede está se organizando cada dia na dinâmica pedagógica e na infraestrutura de atendimento para oferecer Educação Integral em tempo integral com acessibilidade, qualidade e equidade seguindo os princípios da proteção e inclusão social, no tempo de aprender e desenvolve-se integralmente, participação da vida comunitária, atenção às situações de vulnerabilidade e assim vai construindo uma sociedade mais justa e fraterna.