
A Bandeira Tarifária Vermelha patamar 1 seguirá vigente nas contas de luz para o mês de julho. É o que confirmou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A bandeira é a mesma que estava vigente ao longo do mês de junho. Isso significa uma cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
De acordo com a agência reguladora, a manutenção da bandeira vermelha reflete a continuidade do cenário hidrológico negativo no País, com volume de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas inferior à média histórica para o período, o que reduz a geração de energia por hidrelétricas. “Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas para geração, como as usinas termelétricas”, diz a Aneel.
Especialistas do setor elétrico se dividiam entre quem apostava em uma bandeira tarifária vermelha patamar 1, como foi estabelecido pela Aneel, e quem antevia a possibilidade de bandeira amarela. De qualquer forma, o cenário se mostrou mais favorável do que o previsto no início de junho, quando o mercado trabalhava com a perspectiva de uma cobrança ainda mais elevada a partir de julho, com acionamento da bandeira vermelha patamar 2.
A chuva ao longo de junho, especialmente na região Sul, melhorou a situação de armazenamento na região, propiciando a queda dos preços da energia no curtíssimo prazo (PLD), um dos gatilhos para o acionamento da bandeira tarifária.
No entanto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que em julho as chuvas serão abaixo da média na maior parte do País. E mesmo no Sul, onde as precipitações seguem com maior intensidade, a previsão é de forte redução dos volumes a partir da segunda semana do próximo mês.
Como economizar energia?
- Utilize aparelhos eletrodomésticos com selo PROCEL/INMETRO de economia de energia com indicação “A”, ou seja, com maior economia;
- Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante;
- Observe periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;
- Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
- Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante conter a tecnologia inverter e que a temperatura esteja em média a 23ºC;
- Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia;
- Acumule uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal.
Fonte: Portal O Dia