O piauiense João Elyo, de apenas 14 anos, conquistou mais um prêmio internacional. O jovem, que tem síndrome de down, foi o mais votado na categoria “artista plástico” no Top of Mind 2024, maior evento de premiação para brasileiros na Europa.
Feliz com o reconhecimento do filho, a professora Elenilza Sousa tenta agora arrecadar recursos para conseguir comparecer com Elyo na cerimônia de premiação, que será realizada no próximo dia 1º de junho na cidade de Cascais, em Portugal.
“Ele foi indicado, foi para a votação popular e ganhou essa premiação, mas ele só pode receber o prêmio se participar da cerimônia. Estamos tentando alguma ajuda, pois ainda não sabemos como vamos fazer”, conta a mãe do artista.
A estimativa da família é que os custos com a viagem seja algo em torno de R$ 27 mil, o que inclui passagens, hospedagem e alimentação.
João Elyo pinta quadros desde os oito anos de idade. A mãe conta que desde muito cedo começou a apresentar as cores com o filho, por conta da sua deficiência. O contato lúdico acabou se transformando em uma verdadeira paixão para o menino.
“Ele pintava capa de caderno, paredes e piso da casa. A gente viu esse apego dele muito grande por cores. Ele sofreu um problema de exclusão na escola, foi quando ele se isolou. Nesse tempo ele começou a pintar quadros e não parou mais”, lembra Elenilza.
Mesmo com a pouca idade, João Elyo trilha uma carreira de sucesso no mundo das artes. Além de exposições de sua obra na Itália e no Museu do Louvre, na França, o artista piauiense foi premiado recentemente em Madrid, na Espanha.