Por Pâmella Maranhão
O Brasil dará início a mais uma disputa de Mundial de Paracanoagem em Szeged – Hungria e na delegação composta por 17 atletas e entre eles está o piauiense Luís Carlos Cardoso, que irá brigar por sua sétima medalha de ouro em Mundiais e compete na categoria KL1 200m. A prova classificatória será nesta sexta-feira (10) por volta das 11h da manhã.
O piauiense, tem seis medalhas de ouro, quatro pratas e cinco bronzes em etapas de Mundiais. “Desde já quero pedir a torcida de todos vocês, não só para mim, mas para todos os atletas brasileiros que estão em busca de representar o Brasil em mais uma paralímpiada. É isso aí Brasil, bora”, relatou Luís Carlos em suas redes sociais.
Luís Carlos garantiu no ano passado a vaga do Brasil na categoria KL1 200m, mas agora precisa se garantir como o atleta representante do país na categoria. Disputando a vaga com outro brasileiro nas águas a partir de amanhã.
O campeonato contará com provas de 200m nas categorias VL1, VL2, VL3 e KL1, KL2, KL3 com a participação de 36 países.
O Brasil tem quatro cotas paralímpicas, elas foram conquistadas no Mundial em 2023 realizado em Duisgburg na Alemanha, nas categorias KL1M, VL2W, VL2M e VL3W. Agora o país busca mais seis cotas neste evento.
A lista dos atletas, tanto das cotas já garantidas em 2023 como as possíveis cotas em 2024, acontecerá após os resultados do Mundial na Hungria, quando o Comitê de Paracanoagem se reúne, avalia os resultados, e define a lista oficial dos atletas. Nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 contará com as disputas do: KL1M, KL2M, KL3M, VL2M, VL3M, VL2W, VL3W, KL1W, KL2W e KL3W. (M – Masculino e W – Feminino).
O Mundial de Paracanoagem na Hungria teve início nesta quinta-feira (9) e irá até o domingo (12).
Fonte: Cidade Verde