Mais da metade dos 50 mil inscritos do Piauí não compareceram ao Concurso Nacional Unificado (CNU), conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou na segunda-feira (19). Conhecido como o “Enem dos concursos”, o certame aconteceu no domingo (18).
Em nível nacional, menos da metade dos 2,14 milhões fez as provas. No Piauí, 50.154 inscritos estavam aptos a fazer o concurso em sete municípios. A abstenção no estado foi de 55,70%.
Isso significa que pouco mais de 22 mil candidatos compareceram aos locais. Em percentual de abstenção, o Piauí ficou em 17º colocado do país e 6º no Nordeste. O Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção e o Ceará teve a maior
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dwek, já havia dito que o percentual de ausências seria de pouco mais da metade e que isso estava dentro do esperado pelo governo.
As provas foram aplicas pela manhã e pela tarde. Cada candidato pôde se inscrever em apenas um bloco temático e, dentro do mesmo bloco, classificou, por ordem de preferência, os cargos desejados.
O gabarito oficial preliminar será divulgado nesta terça-feira (20), dia em que também começa também o prazo para recurso. O resultado final do certame está marcado para 21 de novembro.
A convocação dos aprovados, posse e curso de formação ocorrerão a partir de janeiro de 2025.
Inscritos do Piauí por cidade de aplicação de prova
- Teresina: 33.600 candidatos;
- Parnaíba: 4.468;
- Picos: 4.639;
- Floriano: 3.505;
- São Raimundo Nonato: 1.448;
- Corrente: 1.266;
- Bom Jesus: 1.228.
Fonte: G1 PI