
A semana que começou no domingo (2/3) deve ser uma das mais quentes já registradas na história para o mês de março, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia. A onda de calor que vem afetando boa parte do país deve ganhar força nos próximos dias e levar os termômetros a marcarem mais de 40ºC todos os dias em algumas regiões. O Inmet emitiu alerta de perigo e de risco à saúde para partes dos três Estados do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
No Rio Grande do Sul
Que vem enfrentando perdas de produtividade nas lavouras de soja por conta da seca e do calor, diversas cidades deverão registrar temperaturas entre 5ºC e 10ºC acima da climatologia histórica de março, cujas máximas médias giram em torno de 28ºC a 30ºC, durante as tardes, disse a MetSul.
Santa Catarina e Paraná
Também terão uma semana de calor intenso e até extremo em algumas localidades, embora sem máximas tão extremas como no Rio Grande do Sul. Todos os dias serão de temperaturas acima de 35ºC em diversas localidades nesses Estados, segundo a MetSul.
No Sudeste, o calor também não dará trégua, mas os termômetros não registrarão marcas tão elevadas
Em São Paulo, a capital deve ter máximas entre 29ºC e 32ºC e o interior paulista, de 35ºC a 38ºC. “O calor será persistente, mas não muito longe dos padrões de março”, diz a MetSul. O cenário será semelhante no Rio de Janeiro. “O padrão de chuva escassa, que foge ao comum, vai continuar e proporciona que o calor seja”, completa a empresa.
Fonte: Meio Norte