Nesta Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro de 2023, as celebrações religiosas estarão sendo realizadas em toda a Diocese de Picos. Embora a Catedral de Picos esteja em reforma, as missas acontecerão no salão paroquial, que fica ao lado da catedral.
As celebrações da Quarta-feira de Cinzas começam às 8 horas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde também ocorre a abertura da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Em seguida, os fiéis caminharam até a Catedral, onde acontecerá uma missa às 9 horas, presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio José e o pároco da Catedral, Padre Pio.
Além disso, outras missas serão celebradas durante o dia de hoje, em diversos horários e em diferentes locais da cidade, como na Penitenciária José de Deus Barros, que será celebrada pelo bispo diocesano, Dom Plínio José e na Penitenciária Feminina, celebrada pelo padre Pio, igrejas e bairros. A programação visa oferecer oportunidades para que os fiéis participem das celebrações e recebam a imposição das cinzas, um dos símbolos concretos da Quaresma.
Acompanhe clicando AQUI, as celebrações da Diocese de Picos
A Quaresma é um tempo de reflexão e preparação para a Páscoa, e a Quarta-feira de Cinzas é um dos momentos mais significativos desse período. Nesse dia, é feita a imposição das cinzas na testa dos fiéis, como um sinal de penitência e arrependimento. O padre Pio, pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, destaca a importância do jejum, da oração e da caridade nesse tempo de preparação.
A celebração da Quarta-feira de Cinzas é uma tradição cristã que se mantém viva até os dias de hoje, e as celebrações em Picos e outras paróquias da diocese mostram que a fé continua sendo um ponto importante na vida das pessoas.