No ano em que completa 10 edições, o Prêmio FOCO ArtRio recebeu o número recorde de 654 inscrições, vindas de 24 estados brasileiros. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, São Paulo e Piauí são os estados como maior número de inscritos. A principal faixa etária dos artistas está entre 25 e 34 anos, com maior índice de participação é de mulheres.
Prêmio FOCO durante a ArtRio em 2023 foto Bruno Ryfer
Realizado pela ArtRio e apresentado pelo Instituto Cultural Vale, o Prêmio tem um importante trabalho de reconhecimento, fomento, valorização e divulgação de artistas visuais brasileiros, visando estimular o desenvolvimento e o crescimento profissional. Podem participar artistas brasileiros, com até 15 anos de carreira.
Serão selecionados cinco artistas para participarem de residências artísticas. As residências parceiras do Prêmio FOCO ArtRio esse ano são: Solar dos Abacaxis (Rio de Janeiro, RJ); Chão Slz (São Luis, MA); Residência Cabra (Ilha do Ferro, AL); Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes (Goiânia, GO); e Escola das Artes Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, PT).
Além disso, participarão da próxima edição da ArtRio, que acontece de 25 a 29 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
A seleção dos artistas para a premiação será realizada por um Comitê Curatorial com direção de Bernardo Mosqueira, participantes das residências parceiras e representantes do Instituto Cultural Vale.
Fonte: Piauí Hoje