Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou, nesta segunda-feira (04), uma decisão judicial que tirou Donald Trump das urnas no Colorado após ações relacionadas à invasão do Capitólio por incitar e apoiar o ataque em 6 de janeiro de 2021. Com isso, Trump está elegível e aparecerá nas primárias do Colorado como pré-candidato republicano. Ele disputa a indicação apenas com Nikki Haley.
Em 6 de janeiro de 2021, há exatamente dois anos, os apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio, o centro legislativo dos Estados Unidos, protestando contra o resultados das apurações das eleições que haviam levado o democrata Joe Biden ao poder. O acontecimento resultou na decisão judicial que retirou Donald Trump das urnas no Colorado.
Agora, os juízes (a maioria conservadora) uniram-se e reverteram a decisão de 19 de dezembro pelo tribunal mais alto de Colorado para retirar Trump da cédula primárias republicanas do estado, após encontrar que a 14ª Emenda da Constituição dos EUA o desqualificava para voltar a ocupar cargos públicos. Assim,
Ele disputa a indicação apenas com Nikki Haley, sua única rival restante. Trump é o favorito a indica republicana para concorrer ao lado do democrata Joe Biden nas eleições dos EUA em 5 de novembro de 2024.
Fonte: g1