Uma forte chuva acompanhada de ventos provocaram um cenário de destruição na cidade de Paulistana, que fica a 467 km de Teresina, na tarde desta terça-feira (26). Os registros feitos pelos moradores mostram que muros e postes caíram, casas tiveram suas estruturas danificadas, e telhados foram arrancados por conta da força das rajadas de vento.
De acordo com o climatologista Werton Costa, a estimativa é que os ventos alcançaram uma velocidade superior a 80 km/h.
A Equatorial Piauí informou que os danos foram causados por ventos e a chuva e até as 21h30, cerca de 290 consumidores estavam sem energia, devido a complexidade da operação que precisava substituir postes e cabos. Uma parte já havia tido a energia restabelecida ainda no final da tarde. Veja nota na íntegra no final da reportagem.
A queda do forro de uma empresa deixou dois funcionários feridos. Eles foram atendidos no Hospital Regional de Paulistana, mas segundo a equipe médica, tiveram apenas escoriações sem maiores sequelas.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Paulistana, Roberta Kelly, o temporal começou por volta de 16h40 e durou aproximadamente 20 minutos.
Após o temporal, parte da cidade ficou sem fornecimento de energia e com dificuldade de acesso à internet na noite desta terça (26). A prefeitura ainda não tem uma estimativa de quantas pessoas tiveram prejuízos por conta da passagem do temporal.
Ainda segundo o climatologista, um fenômeno conhecido como “vórtice ciclônico” provocou o temporal na cidade. “O vórtice ciclônico é um mecanismo de transporte de chuva, ao invés de ser linear, ele se movimenta de forma circular”, disse Werton Costa.
Nota de Esclarecimento da Equatorial
A Equatorial Piauí esclarece que às fortes chuvas e ventos que atingiram a cidade de Paulistana causaram severos danos à rede elétrica da região. Os trabalhos de recomposição do sistema começaram logo no final da tarde e, por volta das 21h30 desta terça (26), cerca de 290 clientes permaneciam com o fornecimento de energia impactado na região.
Devido a complexidade para recomposição da rede nesta área, equipes especializadas estão em deslocamento e trabalharão durante toda a noite e madrugada até o restabelecimento completo do fornecimento, o que envolve a substituição de pelo menos 3 postes e cabos danificados.
Fonte: Cidade Verde