A Diocese de Picos se prepara para um momento histórico com o início das celebrações do Ano Jubilar, que marca os 50 anos de sua criação e instalação. A abertura oficial acontece no dia 21 de setembro de 2024, e as festividades se estenderão até 21 de setembro de 2025, um ano repleto de eventos voltados à fé, reflexão e ações sociais. Dom Plínio, bispo da Diocese de Picos, destacou em entrevista na manhã dessa quarta-feira (18), a importância desse marco, que simboliza o árduo trabalho da igreja junto à comunidade local e regional ao longo de cinco décadas.
Não é só uma comemoração, é uma vida de igreja presente aqui no meio do povo, ressalta o bispo.
Ele relembrou a instalação da Diocese, que ocorreu em um momento em que a população local crescia rapidamente, o que levou à decisão do Papa de criar uma nova circunscrição eclesiástica para melhor atender o povo da região.
O Papa queria conhecer toda a região e colocar um representante que trabalhasse ao lado do que acontece na vida da igreja aqui, diz Dom Plínio.
Com apenas cinco padres no início, a diocese cresceu consideravelmente, e hoje, com a participação ativa dos fiéis, se tornou um centro de evangelização, apoio social e de forte presença na vida do semiárido piauiense. Para o padre Danilo, o Ano Jubilar será uma oportunidade de relembrar esses 50 anos de caminhada, e não apenas no dia 21 de setembro de 2025, data da celebração oficial, mas durante todo o ano que precede esse momento.
Nosso bispo diocesano vai presidir a celebração da Santa Missa de abertura do Ano Jubilar, com todos os padres e leigos vindos das paróquias da diocese, será um ano de fazer memórias e agradecer a Deus por essa caminhada, afirma o padre.
Esse momento dará abertura ás festividades que iníciara no dia 21 de setembro de 2024, às 19h. O planejamento inclui missas mensais, ações sociais e a Assembleia Diocesana de Pastoral Jubilar, que ocorrerá em novembro. Padre Danilo também mencionou a realização de uma ação social no Dia Mundial dos Pobres e um encontro com gestores e secretários de educação dos 42 municípios pertencentes à diocese, para discutir o Pacto Educativo Global, uma proposta do Papa Francisco. As celebrações culminarão em setembro de 2025, com o 2º Congresso Eucarístico Diocesano.
Fonte: Cidade Verde