
Moradores do bairro Soledade II, em Simões, Piauí, enfrentam há 15 dias uma grave situação de falta d’água nas torneiras. Para realizar atividades básicas, como tomar banho, a população tem sido obrigada a comprar água de caminhões-pipa ou de outros fornecedores.
A crise no abastecimento não é exclusiva do bairro Soledade II. Outros locais, como o bairro Veneza, também sofrem com o problema, gerando reclamações sobre o descaso por parte da empresa responsável.
Agespisa aponta furto de cabos como causa
A Agespisa, empresa responsável pelo abastecimento de água no município, informou à nossa reportagem que o problema foi causado pelo furto de cabos na Barragem de Salgadinha, uma das principais fontes de abastecimento de Simões, incluindo o bairro Soledade II.
Em nota, a Agespisa declarou:
“A barragem de Salgadinha teve os cabos furtados, por isso o abastecimento está paralisado. Estão sendo tomadas as providências para substituição dos cabos. A previsão é que ainda hoje o abastecimento seja retomado.”
Apesar da previsão de retomada do abastecimento, moradores reclamam da falta de segurança nas instalações e cobram soluções que evitem novos episódios de desabastecimento. “Não é a primeira vez que ficamos sem água, e sempre tem alguma desculpa. É muito descaso com a população”, afirmou uma moradora do Soledade II.


A cidade de Simões recebe água das barragens Poço de Marruá, localizada em Patos do Piauí, e Salgadinha, situada no próprio município. No entanto, o furto de equipamentos tem sido uma das causas recorrentes de interrupções no fornecimento.
Enquanto aguardam a normalização do abastecimento, os moradores seguem buscando alternativas para enfrentar os transtornos causados pela falta d’água.
por Alisson Carvalho