O município de Simões através da Secretaria de Meio Ambiente celebrou o Termo de Cooperação 001/2023 com a SADA (Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária) e a partir de então passou a emitir CAFs no município, até então o município estava com poucos documentos emitidos no presente ano, sendo assim, os agricultores estavam sem poder celebrar contratos e inviabilizando a entrada de recursos no município, além disso, sendo um documento de grande valia para aposentadoria rural, salário materno, garantia safra, dentre outros benefícios, a inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.
O município de Simões passou a fazer emissões do documento no inicio de julho e até o final de dezembro foi feito a emissão de 639 CAFS. O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) substitui o DAP. CAF é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006),como também empreendimentos familiares rurais.
Portanto, a inscrição no CAF deverá substituir a DAP para fins de acesso a todas as políticas públicas que tem esse documento como requisito, para emissão do CAF o município de Simões cedeu o Engenheiro Agrônomo Thomas Pedro o qual o mesmo é o responsável por as emissões através da SADA o qual conta com o total apoio da Gestão em nome do Prefeito Municipal José Wlisses.