Na tarde desta segunda-feira, 12 de maio, a Prefeitura de Simões, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o Seminário Municipal de Boas Práticas na Rede de Proteção, dando início às ações da campanha Maio Laranja no município. O evento aconteceu no Auditório Eridalva Arcanja de Carvalho e contou com a presença de autoridades, profissionais e representantes da sociedade civil engajados na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e trocar experiências sobre estratégias de enfrentamento à violência infantojuvenil, o seminário reuniu gestores, conselheiros tutelares, representantes das secretarias municipais, profissionais da saúde, educação, segurança pública e assistência social.

A palestra central do evento foi conduzida pela Assessora Técnica da Secretaria de Assistência Social de Simões, Márdila Taveira, que abordou boas práticas já aplicadas no município e destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos que compõem a rede de proteção.




Estiveram presentes o prefeito Magno Dantas, a secretária municipal de Assistência Social Rúbia Moura, a secretária da Mulher Nayara Morais, a vereadora Cledilma Alencar, representantes das secretarias municipais, conselheiros tutelares, a Polícia Militar e o presidente da OAB/Subseção Simões, Esdras Juno.

Durante seu discurso, o prefeito Magno Dantas reforçou a importância do compromisso contínuo com a causa:
“Não adianta a gente começar o ano e dizer: ‘de novo, 18 de maio’. Sim, de novo. E ano que vem, de novo também, enquanto ainda houver casos. Estamos aqui para unir forças. É uma responsabilidade que precisamos assumir como sociedade. Lugar de criança é aprendendo, brincando, se desenvolvendo. E não sendo explorada”, declarou.

A secretária de Assistência Social, Rúbia Moura, destacou que a campanha Maio Laranja completa 25 anos em 2025 e, por isso, o município optou por iniciar as ações com o seminário.
“Simões sempre esteve à frente nesse trabalho de conscientização. Atuamos na sede e no interior. Este ano, achamos importante reforçar nossas ações, começando com o fortalecimento da rede de proteção. Sabemos o quanto o abuso e a exploração impactam a vida da criança e de toda a sociedade”, afirmou.
O seminário marca o início de uma série de atividades que serão realizadas ao longo do mês, em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mobilizando toda a rede municipal em defesa da infância e adolescência.
Fotos: